Folha de S. Paulo


Aécio se diz indignado com menção a seu nome por lobista

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) divulgou nota em que se diz indignado com as "reiteradas tentativas" de envolver o PSDB e seu nome nos escândalos investigados pela Operação Lava Jato.

"Estou sendo alvo de declarações criminosas, feitas por réus confessos e que se limitam a lançar suspeições absurdas, sem qualquer tipo de sustentação que não a afirmação de que 'ouviu dizer'", declarou o senador.

"Afirmativas graves estão sendo feitas sem um indício. A reputação de pessoas sérias não pode ficar refém de interesses inconfessos."

Nesta quarta (3), o lobista Fernando Moura disse, em depoimento à Justiça Federal, que Aécio tinha esquema semelhante ao que existiu na Petrobras em Furnas e controlava as indicações à diretoria da estatal.

Moura menciona também o ex-diretor de Furnas Dimas Toledo. Segundo o lobista, Toledo, ao assumir a diretoria, afirmou a Moura que "em Furnas era igual", referindo-se a esquema de propina. "Ele disse: 'Não precisa nem aparecer aqui. Vai ficar um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio'".

"Pretendo interpelar o lobista Fernando Moura para que confirme a citação feita ao meu nome", afirma Aécio, na nota. "Também interpelarei o ex-diretor de Furnas Dimas Toledo para que, mesmo já tendo desmentido enfaticamente os fatos citados, ele se manifeste oficialmente sobre o assunto."

Nesta quarta, o advogadode Dimas Toledo, Marco Moura, classificou as declarações do lobista como "absolutamente inverídicas" e afirmou que o ex-diretor chegou ao cargo após ter sido funcionário de carreira de Furnas por mais de 35 anos.

CONTRADIÇÕES

Aécio ainda chama a atenção para as contradições nos depoimentos de Fernando Moura.

O lobista, que fechou um acordo de delação no âmbito da Operação Lava Jato, admitiu ter mentido em seu primeiro depoimento à Justiça, quando negou acusações que havia feito ao ex-ministro José Dirceu na colaboração premiada. Ele já prestou três depoimentos ao juiz Sergio Moro neste ano.

"Chamam a atenção as inúmeras contradições em que ele tem incorrido e que vêm sendo tratadas pela imprensa. Basta dizer que ele não havia sequer mencionado meu nome em depoimento anterior", diz o senador do PSDB. "É preciso que se investigue a fundo para que sejam reveladas as verdadeiras motivações das falsas acusações."

"A tentativa de afundar a todos no mar de lama no qual hoje estão atolados os principais dirigentes do PT é parte de uma estratégia que busca unicamente diminuir aos olhos dos brasileiros a enorme dimensão dos graves crimes cometidos pelo partido e seus aliados", afirma Aécio.


Endereço da página:

Links no texto: