Folha de S. Paulo


Advogados de Lula exigem que João Doria explique declarações

Silvia Izquierdo/Associated Press
Brazil's former President Luiz Inacio Lula da Silva speaks during a press conference, after a meeting with Rio de Janeiro's Governor Luiz Pezao, in Rio de Janeiro, Brazil, Thursday, Dec. 3, 2015. Silva made comments about the impeachment proceedings against fellow Worker's Party member, Brazilian President Dilma Rousseff.
Luiz Inacio Lula da Silva, ex presidente de Brasil

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interpelaram judicialmente nesta sexta (22) o empresário e pré-candidato tucano à prefeitura de São Paulo João Doria Jr.

Na petição, eles solicitam que Doria Jr. preste esclarecimentos sobre as declarações que deu sobre o ex-presidente o chamando de "sem-vergonha" e "sem-escrúpulos" e indicando a possibilidade dele ser preso na operação Lava Jato.

"Lula disse que vai ajudar o Haddad na eleição, isso é tudo que eu mais quero [...] É meu sonho de consumo o Lula aqui para defender o Fernando Haddad, mas tem que ser antes de ser preso. Vamos até pedir ao Moro para adiar essa prisão [...]. Lula é um sem-vergonha, um cara-de-pau [...] Haddad é honesto, algo raro dentro do PT que tem manual de como roubar, de usurpar e de mentir", disse o empresário tucano.

As declarações foram publicadas pela Folha na quarta (20).

No documento, os advogados destacam que o petista "tem sido vítima de atos criminosos que buscam associá-lo, de forma irresponsável e mendaz, à prática de condutas irregulares ou ilegais –lançados por pessoas que se colocam no plano político como adversárias do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é fundador".

Os criminalistas destacam que Lula não é investigado, réu ou foi condenado em qualquer ação penal. Eles também pedem explicações que justifiquem Doria Jr. ter chamado Lula de "sem-vergonha" e "cara de pau" e o embasamento para dizer que o ex-presidente seria preso.


Endereço da página:

Links no texto: