Folha de S. Paulo


BC acusa Cunha de omitir contas e de 'embaraçar investigações', diz revista

Documentos do Banco Central entregues a procuradores da Lava Jato acusam o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, de omitir contas no exterior e de "embaraçar" investigações a respeito promovidas pela autoridade monetária.

Segundo a revista "Época", o parlamentar e sua mulher, Cláudia Cruz, estão sendo investigados por suspeitas de crime de evasão de divisas, de omissão de informações e por atrapalhar a apuração dos processos e inquéritos em curso contra eles.

Charles Sholl - 3.dez.15/Futura Press/Folhapress
BRASÍLIA,DF,03.12.2015:CUNHA-PROCESSO-IMPEACHMENT-DILMA - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (foto) esteve presente durante leitura do pedido de abertura do processo de impeachment da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (03). (Foto: Charles Sholl/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), durante sessão da Casa Legislativa

Ainda de acordo com a reportagem, as novas acusações deram base à instauração de um processo administrativo no Banco Central que inclui análise de novas contas do parlamentar no exterior e devem reforçar o pedido da procuradoria para o afastamento de Cunha da presidência da Câmara.

O texto afirma que em novembro, após o deputado dar entrevistas confirmando ter recursos no exterior, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ofício ao Banco Central questionando que medidas a instituição havia tomado.

Um levantamento do BC na base de dados de capitais no exterior entre dezembro de 2001 e dezembro de 2014 teria permitido, então, constatar "a ausência de declaração para quaisquer desses períodos".

Em 18 de novembro, a autoridade monetária enviou notificação para Cunha e sua mulher pedindo esclarecimentos. Segundo as regras do Banco Central, todo brasileiro residente no Brasil que tenha quantia igual ou superior a US$ 100 mil depositada no exterior deve declará-la anualmente, sob pena de punições criminal e administrativa.

Os advogados de Cunha teriam declinado responder ao BC, sob a justificativa de que o objeto de investigação é o mesmo do inquérito no Supremo Tribunal Federal ao qual não tiveram acesso integral.

Em dezembro, o procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira, enviou relatório à Procuradoria-Geral da República no qual afirma que o presidente da Câmara se omitiu "por 14 anos do dever de declarar ao BCB os valores de bens ou diretos existentes fora do território nacional".

O documento também chamou a atenção para uma conta de Cunha no Israel Discount Bank que seria utilizada para receber propinas de contratos do FI-FGTS.

O documento assinado pelo procurador-geral do BC destaca também que Cunha agiu com "deslealdade processual" ao se negar a responder. "Sob o ângulo da seriedade institucional", afirma, "o Sr. Eduardo Consentino da Cunha procedeu com 'reprovável subterfúgio destinado a embaraçar as investigações'".

"A resposta ao BCB revela conduta não condizente com os deveres impostos ao administrado, pois, ao afirmar não dispor dos elementos necessários à prestação das informações requeridas, tentou induzir a Autoridade Monetária a erro, agindo com deslealdade processual e lançando mão de proceder temerário", segue.

A procuradoria-geral da República vai decidir agora se instaura um novo inquérito sobre evasão de divisas contra o deputado e sua mulher, o que reforçaria o pedido de seu afastamento do cargo.

OUTRO LADO

Procurado pela revista, o deputado Eduardo Cunha afirmou que seus advogados já responderam aos questionamentos na forma de petição e ameaçou retaliar o vazamento do documento: "cabe ressaltar que se trata de matéria protegida por sigilo fiscal, e o fato de haver vazamentos de informações sobre o assunto pode ensejar ação judicial".

Ele afirmou ainda que não tem conta em qualquer banco de Israel: "desminto com veemência essa informação e desafio quem quer que seja a prová-la".


Endereço da página: