Folha de S. Paulo


Em 4 anos, proporção de jovens no PT cai mais do que em outras siglas

Marlene Bergamo - 15.dez.2015/Folhapress
PODER - SAO PAULO - SP - Perfil de jovens militantes do PT. Denise Coutinho, 27, que milita no diretorio estadual do partido, na Bela Vista. 15/12//2015 - Foto - Marlene Bergamo/ Folhapress - 0717.
Denise Coutinho, militante do PT desde os 14 anos

Ligado desde sua fundação a movimentos estudantis e da juventude, o PT está envelhecendo. E mais rápido que a maioria dos outros partidos. Desde 2011, a proporção de jovens (16 a 34 anos) na sigla caiu de 25,7% do total da militância para 19,2%. Foi a maior redução entre as cinco siglas com mais filiados (as outras quatro são PMDB, PP, PSDB e PDT), segundo dados da Justiça Eleitoral.

O envelhecimento reflete uma tendência da política brasileira. No mesmo período, a proporção de jovens em relação ao total de filiados caiu em 27 dos 34 partidos brasileiros. E o número absoluto de filiados nessa faixa etária decresceu em 23 deles.

A queda no partido governista, porém, é mais acentuada. Em números absolutos, os jovens petistas foram de cerca de 390 mil em outubro de 2011 para 305 mil em outubro deste ano. A redução, de 21,7%, está acima da média dos partidos (15,4%) e é a segunda maior entre as cinco maiores legendas, atrás apenas do PP (24,2%).

Porcentagem de jovens em relação ao total de filiados

"Antes, a motivação para se filiar ao PT era um ato de rebeldia. Agora, passa por uma expectativa de carreira, de obter um cargo. Essa tendência, que é algo visto em todos partidos sociais democratas que chegam ao poder, atrai um número restrito de pessoas porque fica limitado à capacidade de oferecer cargos", afirma o historiador Lincoln Secco, vinculado à USP, autor de "A História do PT" (Atêlie Editorial, 2011) e ex-militante da sigla.

A história da relação da advogada Isadora Penna, 24 anos, com a sigla é um exemplo do que Secco afirma.

Ela diz que atuou pela reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006 e pensou "muitas e muitas vezes" em se filiar ao PT. Mas mudou de ideia após frequentar as reuniões de campanha.

"Me desanimei ao ver que o partido existia para ganhar as eleições. No pós-campanha não havia nenhuma ideia de seguir atuante com movimento de juventude ou popular", disse. "E mesmo a juventude que ainda estava lá pensava muito nos cargos que teriam quando assumissem."

Quatro anos depois, filiou-se ao PSOL, sigla pela qual concorreu a deputada federal em 2014. O partido, fundado em 2005 por dissidências petistas, é o que tem maior proporção de jovens, 40,3%.

TECLA F5

"A juventude não se organiza mais nos partidos, tende a ir para movimentos autonomistas em torno de pautas específicas. O MPL [Movimento Passe Livre, que liderou os protestos de 2013 contra o reajuste no transporte] foi uma evidência disso, assim como as ocupações de escolas", afirma Secco.

O próprio PT dá sinais de que enxerga o problema. Em 2011, o partido criou uma regra interna segundo a qual ao menos 20% dos dirigentes do partido têm que ter até 29 anos. Também deu mais autonomia à JPT (Juventude do Partido dos Trabalhadores).

"O PT envelheceu, precisa renovar suas ideias, apresentar candidaturas jovens e candidatos que defendam as pautas da juventude", diz Jefferson Lima, secretário nacional da JPT. "Precisamos dar um F5 [tecla do computador que atualiza a página do navegador] tanto no partido quanto no governo que estamos há 13 anos", resume.

O estudante de direito Alexandre Pupo, 22, é um caso cada vez mais raro de jovem recém-filiado ao PT. Ele afirma que a sigla cometeu erros e tem contradições importantes. "O governo e a elite do PT se escondem atrás de um discurso de governabilidade que se mostrou falido." Mas sustenta que ainda é o melhor partido para quem quer promover mudanças.

O engenheiro Gabriel Freitas, 27, do diretório de Perus, zona norte de São Paulo, concorda: "Às vezes nós, jovens, discordamos dos métodos do partido, que podem ser muito pragmáticos."

Esse tipo de crítica é uma das mais comuns na juventude petista. Em novembro, milhares de militantes de todo o país se reuniram em Brasília para o Congresso da JPT.

Nos documentos produzidos no evento, os pedidos mais repetidos eram por mudanças na política econômica do governo e pelo retorno do PT "às origens".

"Precisamos voltar a dialogar com as nossas bases e com os movimentos sociais", afirma a estudante de Ciências Sociais da USP Luna Zarattini, 22, sobrinha do deputado petista Carlos Zarattini.

Embora concordem que os jovens brasileiros tenham se afastado do PT, os militantes atribuem parte do problema ao tratamento, segundo eles desfavorável, que a imprensa reserva à sigla e à política em geral.

"A grande mídia sempre pauta a ideia de que todo político é ladrão, corrupto. Isso você afasta as pessoas e a política só muda quando as pessoas entram nela. Não se pode negar a política", diz Zarattini, ecoando um discurso que tem sido utilizado com frequência pelo ex-presidente Lula.

"Esse tipo de noticiário afasta as pessoas da política", concorda Denise Coutinho, 27, moradora do Jaçanã, São Paulo, e que milita no PT desde os 14 anos. Ela não acredita, porém, que os jovens estejam despolitizados.

"Pelo menos não vejo ninguém da minha quebrada indo para a Paulista de camiseta do Brasil", diz, ironizando o "uniforme" dos que foram à avenida pedir impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Marlene Bergamo - 15.dez.2015/Folhapress
PODER - SAO PAULO - SP - Perfil de jovens militantes do PT. Gabriel é militante do PT e atua no bairro de Perus, em Sao Paulo. (Foto: Marlene Bergamo/ Folhapress, PODER)
Gabriel Freitas, 27, do diretório de Perus, na zona norte

Endereço da página:

Links no texto: