Folha de S. Paulo


Ex-senador Gim Argello depõe na PF após acusação de delator da Lava Jato

O ex-senador Gim Argello (PTB-DF) prestou depoimento à Polícia Federal, em Brasília, na tarde desta terça-feira (22). De acordo com ele, a diligência durou aproximadamente 50 minutos e tinha por objetivo esclarecer episódios investigados pela Operação Lava Jato.

O dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, disse ter pago R$ 5 milhões a aliados do ex-parlamentar, segundo o empreiteiro, para blindar as construtoras na CPI mista da Petrobras, em 2014. Gim Argello era vice-presidente do colegiado.

Conforme a Folha revelou em agosto, o ex-governador José Roberto Arruda (PR, ex-DEM), o ex-senador Luiz Estevão (PRTB-DF) e o deputado Alberto Fraga (DEM-SE) confirmaram que Gim Argello viabilizou doações feitas pela UTC nas eleições do ano passado.

Ricardo Pessoa não foi convocado a prestar depoimento na CPI. Argello lembra, porém, que o empreiteiro estava na lista de pedidos de indiciamentos elaborada pela comissão.

OUTRO LADO

Gim Argello confirma que seus aliados receberam recursos da UTC, mas que as contribuições nada têm a ver com os trabalhos da comissão.

"Como é possível blindar quem quer que seja numa CPI formada por 33 deputados e senadores de diferentes partidos? Isso não existe, não houve qualquer ilegalidade. E eu não recebi nada da UTC, nem um centavo", argumenta.

Argello lembra ainda que a empreiteira doou R$ 50 milhões a várias campanhas eleitorais.


Endereço da página: