Folha de S. Paulo


Chico Buarque é hostilizado e discute com opositores do PT no Rio

Assista ao vídeo

O cantor e compositor Chico Buarque discutiu com jovens contrários ao PT na saída de um restaurante no Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (22). Chico, que tem histórico de alinhamento com a esquerda e o PT, bateu boca com os homens em frente ao Sushi Leblon, zona sul carioca.

Chico foi assediado ao sair do restaurante Brigite's, onde jantava com o escritor Eric Nepomuceno e os cineastas Cacá Diegues, Rui Solberg e Miguel Faria Jr., este diretor de "Chico - Artista Brasileiro", documentário atualmente em cartaz sobre o artista.

Segundo Cacá Diegues, o músico começou a ser provocado assim que saiu do local. Ele então atravessou a rua "modestamente" para conversar com os rapazes. O registro da discussão foi publicado no site "Glamurama".

No vídeo, Chico, sem se exaltar, ri em alguns momentos e rebate as falas do grupo. "Acho que o PSDB é bandido, e agora?", reage a um dos jovens que diz não ter partido e odiar política, mas para quem o "PT é bandido". Em outro momento, Chico pede a um dos homens que "procure se informar mais, porque com base na revista 'Veja' você não vai chegar muito longe".

Cacá, que aparece no vídeo afastado da discussão, diz que o episódio é "um sinal de como está o país, onde ninguém quer o diálogo". "Não se trata de estar certo ou errado, mas de poder expressar suas ideias. Essa coisa de que se você não pensa igual ao outro você não presta é nazista. Não havia uma discussão com argumentos, eles não deixavam o Chico falar."

Entre os homens do grupo que hostilizou o artista carioca estavam o rapper Túlio Dek, ex-namorado da atriz Cleo Pires, e Alvaro Garnero Filho, o Alvarinho, filho do empresário Alvaro Garnero, que também é apresentador do programa "50 por 1", da Record. O pai confirmou a presença do filho no episódio, assim como a do rapper, e disse que teve de explicar a Alvarinho quem era Chico Buarque.

No final do vídeo que registra a discussão, um dos homens diz para Chico: "Para você, que mora em Paris, é fácil". Na sequência, o mesmo homem pergunta: "Você mora em Paris, não mora?". Procurado por meio de sua assessoria, Chico não quis comentar o episódio. No início do mês, o músico assinou um abaixo-assinado contra o impeachment de Dilma.

LULA

Na noite desta terça (22), o ex-presidente Lula, por meio de sua página no Facebook, publicou uma nota de solidariedade a Chico Buarque, a quem chama de "patrimônio da cultura e do povo brasileiro". O petista diz que o artista "jamais se omitiu nas lutas pela democracia e justiça social" e que "não merece ser ofendido, muito menos por sua coerência".

"É muito triste ver a que ponto o ódio de classe rebaixa o comportamento de alguns que se consideram superiores, mas não passam de analfabetos políticos." Lula termina a nota citando trecho de uma música de Chico: "Apesar de vocês, amanhã há de ser outro dia".

Repercussão do pedido de Impeachment


Endereço da página:

Links no texto: