Folha de S. Paulo


Para 58%, Temer seria pior ou igual a Dilma

A população brasileira não vê com bons olhos a possibilidade de um governo comandado pelo peemedebista Michel Temer, o vice da presidente Dilma Rousseff.

De cada dez eleitores entrevistados pelo Datafolha na pesquisa concluída no dia 17, seis (58%) acreditam que Temer faria uma administração igual ou pior que a de Dilma.

A tendência pode ser considerada mais negativa do que positiva para Temer porque a petista tem 65% desaprovação, conforme o mesmo levantamento. Ou seja: fazer um governo igual ao dela não é exatamente o que a maioria das pessoas classificaria como algo bom ou desejável.

O QUE PENSAM DO VICE - Uma vez no cargo, Temer faria um governo

Temer assumiria a Presidência da República caso dois terços dos deputados e, na sequência, maioria simples do Senado aprove a abertura de um processo de impeachment contra Dilma.

O peemedebista continuaria permanentemente no cargo caso, ao final do processo, dois terços do senadores votem pelo impeachment.

O contingente dos brasileiros que imaginam um governo Temer melhor que o de Dilma é de 30%, mostra o levantamento. Outros 13% não souberam responder.

O Datafolha também investigou a expectativa em relação a um eventual governo Temer sem a provocação comparativa.

Para quase um terço (32%), o peemedebista faria uma gestão ruim ou péssima. São 14 pontos a mais do que a parcela que que esperam um governo bom ou ótimo do atual vice-presidente.

A maior parcela é a dos que veem Temer como um presidente regular, 36%. Os que não souberam responder essa questão somam 14%.

O QUE PENSAM DO VICE - Caso assuma a Presidência, Temer fará um governo

CONHECIMENTO

Apesar do noticiário intenso sobre a aceitação do pedido de impeachment de Dilma, o que abre a possibilidade de alçar Temer à Presidência, o vice ainda não é uma figura muito conhecida pela população.

O Datafolha testou isso perguntando às pessoas se elas sabiam dizer quem assumiria a Presidência caso Dilma seja afastada.

O maior grupo, 36%, é formado pelos que disseram não saber a resposta. Outros 14% deram respostas erradas, mencionando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ou outros nomes.

Temer, a resposta certa, foi citado por 27%. E 24% disseram, corretamente, "o vice".

O instituto perguntou na sequência se o entrevistado sabia dizer o nome do vice-presidente. Mais da metade (52%) disse que não. Temer foi mencionado por 47%.

Na pesquisa anterior com essa questão, em abril, 36% deram a resposta correta.


Endereço da página:

Links no texto: