Folha de S. Paulo


Condenação de Cerveró na Lava Jato é mantida pela Justiça em 2ª instância

Daniel Derevecki - 14.jan.2015/Reuters
Former international director of Brazil's state-run oil company Petrobras, Nestor Cervero, arrives at the Federal Police in Curitiba January 14, 2015. Brazilian police early on Wednesday arrested Cervero after prosecutors accused him of continued involvement in corruption and money laundering. Cervero, former international director of the company known as Petrobras, was detained at Rio de Janeiro's international airport as he returned from a trip to London, prosecutors said in a statement. REUTERS/Daniel Derevecki (BRAZIL - Tags: CRIME LAW ENERGY BUSINESS) ORG XMIT: BRA101
O ex-diretor da área internacional de Petrobras, Nestor Cerveró

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região confirmou nesta quarta-feira (16) sentença de condenação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró a cinco anos de prisão em um processo da Operação Lava Jato.

Preso desde janeiro, Cerveró havia sido condenado pelo juiz federal Sergio Moro em maio deste ano por crime de lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal recorreu da sentença, pedindo o aumento da pena e da multa imposta ao réu, fixada em 750 salários mínimos.

A defesa de Cerveró, à época comandada pelo advogado Edson Ribeiro, também recorreu argumentando insuficiência de provas. Ribeiro foi preso em novembro sob suspeita de tramar com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) a fuga de Cerveró para o exterior.

O relator do caso na segunda instância, João Pedro Gebran Neto, considerou que havia "muitos elementos" provando o crime, como depoimentos de Paulo Roberto Costa, outro ex-diretor da Petrobras, e indícios da relação próxima do réu com o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano. A pena e a multa impostas por Moro foram mantidas.

Outros dois juízes do tribunal acompanharam o voto. A corte também determinou que o condenado fique impedido de ocupar cargos públicos. No processo, o ex-diretor era acusado de ter comprado um apartamento no Rio de Janeiro com dinheiro cuja origem era de desvios da Petrobras.

Cerveró firmou um acordo de colaboração premiada com a Justiça em que se comprometeu a detalhar crimes em troca da redução de pena. Mas ele continuará detido. Esta é a primeira sentença da Lava Jato a ser confirmada em segunda instância envolvendo diretores da Petrobras. Sentenças de Moro contra doleiros, como Carlos Habib Chater e Nelma Kodama, já foram julgadas no tribunal neste ano.


Endereço da página:

Links no texto: