Folha de S. Paulo


Temer cancela reunião com Alckmin e volta a Brasília para encontrar PMDB

O vice-presidente da República, Michel Temer, cancelou agenda na noite desta segunda-feira (7), em São Paulo, para retornar a Brasília e se reunir com integrantes da cúpula do PMDB, principal partido da base aliada do governo Dilma Rousseff.

A agenda original previa um encontro com empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) no Palácio dos Bandeirantes, com participação do governador tucano Geraldo Alckmin. A mudança de planos ocorre em meio a rusgas entre o núcleo duro do governo e o entorno do vice. Desde a deflagração do processo de impeachment, petistas cobram posição mais incisiva de Temer em defesa da presidente.

O vice, no entanto, tem adotado tom cauteloso sobre o assunto. Se, de um lado, Dilma afirmou publicamente ter "confiança" em seu companheiro de chapa, Temer por sua vez indicou a pessoas próximas que a presidente "nunca confiou" nele. A aliados, Temer afirmou que não gostaria de dar declarações públicas após troca de farpas pela imprensa.

A avaliação do Palácio do Planalto, segundo a Folha apurou, era de que o discurso de Temer no encontro do Lide daria a senha para o governo sobre sua postura acerca do impedimento da presidente –nas palavras de auxiliares de Dilma, "se continuaria ou não conspirando contra o governo".

Essa seria a segunda vez que Temer se encontraria com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) após a deflagração do processo de impeachment da presidente Dilma.

No sábado (5), Temer e Alckmin –pré-candidato à Presidência em 2018– já haviam se encontrado em um almoço, promovido por um empresário em São Paulo, em homenagem ao peemedebista.

Às 17h desta segunda, o vice-presidente participará de um encontro com empresários na Fecomercio-SP, na sede da entidade, na Bela Vista (centro de São Paulo). Temer retornará a Brasília depois dessa reunião.

CONFIANÇA

Neste domingo (6), em conversas com amigos, Temer comentou as declarações da presidente Dilma, que disse esperar dele "integral confiança".

"Ela nunca confiou em mim", foi a reação de Temer, segundo interlocutores relataram à Folha.

Em reunião com o ministro Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social) na manhã desta segunda-feira (7), a presidente Dilma Rousseff afirmou que, não só sempre confiou em Temer, como "continua confiando".


Endereço da página:

Links no texto: