Folha de S. Paulo


Relator de processo contra Cunha diz que sofreu ameaça

Pedro Ladeira - 5.nov.2015/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 05-11-2015, 12h00: O deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP), foi escolhido para ser o relator do processo de cassação do pres. da casa dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética. O presidente do conselho, dep. José Carlos Araújo (PSD-BA) anunciou a decisão em coletiva de imprensa no salão verde. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O deputado federal Fausto Pinato (PRB-SP)

O relator do processo de cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conselho de Ética, Fausto Pinato (PRB-SP), avisou à cúpula do conselho que sofreu uma ameaça em São Paulo, seu Estado de origem.

O fato foi anunciado nesta quinta-feira (19) pelo presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), e explicado pelo vice-presidente do conselho, deputado Sandro Alex (PPS-PR).

"Perguntei se ele ou alguém da sua família teve nos últimos dias constrangimento, ameaça, e ele disse que sim", afirmou Sandro Alex, na reabertura da sessão do conselho.

Procurado pela Folha, Pinato disse que não queria falar sobre o assunto. Sandro Alex solicitou que a Câmara providencie reforço na segurança de Pinato e de sua família.

Outra personagem ligada a acusações contra Cunha, a advogada Beatriz Catta Preta, também já afirmou anteriormente ter sofrido ameaças e apontou aliados do peemedebista na CPI da Petrobras como os responsáveis pelos constrangimentos. Catta Preta advogou para um dos delatores que denunciou Cunha.

Cunha é acusado de se beneficiar de corrupção na Petrobras. Após a descoberta de que tinha quatro contas bancárias no exterior, fato que ele havia negado em depoimento à CPI da Petrobras, foi feita uma denúncia contra ele no Conselho de Ética.

O processo contra o presidente da Câmara no conselho pode resultar na cassação de seu mandato. Nesta quinta, Cunha manobrou para anular a sessão que analisava a abertura do processo contra si.

O fato causou revolta em parlamentares, provocou bate-boca entre deputados e Cunha no plenário e um coro de "fora Cunha".

Cunha também é alvo de uma denúncia no Supremo Tribunal Federal, que ainda não teve decisão pela abertura de processo, e de um inquérito.

Procurado para comentar a ameaça a Pinato, Cunha disse à Folha que já pediu a suspeição dele e que, como não foi citado, não tem o que comentar.


Endereço da página:

Links no texto: