Folha de S. Paulo


CPI do BNDES marca depoimento de Bumlai para terça-feira

A CPI do BNDES na Câmara marcou para a próxima terça-feira (24) o depoimento do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, para explicar suspeitas de tráfico de influência e irregularidades na obtenção de empréstimo do banco de fomento.

A convocação de Bumlai foi aprovada na semana passada, durante um momento de desatenção da base aliada do governo Dilma Rousseff. A oposição conseguiu reunir votos suficientes para aprovar o depoimento do amigo de Lula.

Deputados petistas chegaram a protocolar uma reclamação ao presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), argumentando que a manobra que incluiu a convocação de Bumlai na pauta não estava prevista no regimento. Rotta, porém, rejeitou a reclamação e manteve o depoimento.

A Folha revelou que o BNDES contornou uma norma interna que o proíbe de conceder empréstimos a empresas cuja falência tenha sido requerida na Justiça e concedeu crédito de R$ 101,5 milhões ao pecuarista José Carlos Bumlai. O BNDES, porém, argumenta que o empréstimo seguiu as regras do banco.

CRÍTICAS

Nesta quarta-feira (18), integrantes da CPI foram ao TCU (Tribunal de Contas da União) conversar com o procurador do Ministério Público de Contas do TCU, Marinus Marsico, que investiga os contratos de empréstimos internacionais do BNDES.

Marinus fez duras críticas à atuação do banco. "Do modo como funciona hoje, era melhor que não existisse", afirmou aos parlamentares. Ele justificou dizendo que os critérios do banco para escolher os beneficiários são "obscuros" e favorecem determinadas empresas em detrimento de outras.

Havia na CPI um requerimento de convite para Marinus ir falar na Câmara, mas foi rejeitado pela maioria aliada ao governo Dilma.


Endereço da página: