Folha de S. Paulo


Secretário de Paes escala ex-mulher que agrediu para defendê-lo

Alexandre Cassiano/Agência O Globo
Pedro Paulo, secretário da Prefeitura do Rio, falou nesta quinta (12) ao lado da ex-mulher, Alexandra
Pedro Paulo, secretário da Prefeitura do Rio, falou nesta quinta (12) ao lado da ex-mulher, Alexandra

A divulgação de novo caso de agressão à ex-mulher fez o secretário-executivo municipal e pré-candidato à Prefeitura do Rio, Pedro Paulo (PMDB), escalar a vítima para defendê-lo.

A turismóloga Alexandra Mendes Marcondes foi ao Rio afirmar que, apesar de ter registrado dois boletins de ocorrência contra o ex-marido por violência física, ele "não é um cara agressivo".

Marcondes participou de entrevista coletiva nesta quinta-feira (12) ao lado de Pedro Paulo após a revista "Época" revelar que, em 2008, o secretário já havia sido acusado de agredir a ex-mulher, em São Paulo.

Há uma semana, em entrevista à Folha, Pedro Paulo disse que o episódio registrado em 2010, no Rio, havia sido o único de violência entre o casal.

"Nós tivemos duas discussões que foram esses dois tristes episódios. Mas o Pedro não é uma pessoa agressiva", disse Marcondes. Ela e Pedro Paulo estavam acompanhados dos atuais companheiros. Todos se abraçaram ao final.

Em 2008, a turismóloga prestou depoimento relatando xingamentos e socos no corpo e rosto quando estava no carro, na presença da filha, à época com dois anos.

Dois anos depois, ela relatou empurrões, chutes e socos que lhe quebraram um dente, segundo laudo do IML (Instituto Médico Legal).

Marcondes confirmou o teor dos depoimentos. Mas classificou os casos como "episódios do passado".

"Vim de São Paulo até aqui porque vocês [jornalistas] transformaram minha vida, a vida do Pedro, a vida da minha filha num inferno. Vocês estão expondo episódios do passado, que aconteceram quase seis anos atrás. Qualquer casal tem briga", disse ela.

Pedro Paulo, braço direito do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), voltou a afirmar que o caso se tratou de um "episódio superado" num momento de descontrole. Ele se emocionou no início da coletiva.

"Quem não tem uma briga dentro de casa? Quem não tem um descontrole? Quem não exagera numa discussão? Fomos um casal como qualquer outro. Quem não passa isso? Quem às vezes não perde o seu controle? Agora não achar que isso possa ser uma coisa normal na nossa vida", afirmou o secretário.

Ele se irritou ao ter a fala comparada à do goleiro Bruno –em março de 2010, ao comentar briga entre o atacante Adriano e a ex-namorada Joana Machado, soltou: "Quem nunca brigou ou até saiu na mão com uma mulher?".

Bruno foi preso quatro meses depois, sob suspeita de ter participado da morte da amante Eliza Samudio.

"A gente tem que ter um nível de respeito aqui. Estou abrindo meu coração, nossa vida. Fazer algum tipo de aproximação disso, não vou permitir", reagiu Pedro Paulo.

O secretário não quis explicar porque disse, há uma semana, que o caso de 2010 tratava-se de um episódio único de agressão à ex-mulher.

"Estamos falando de uma dimensão familiar. Ficar detalhando uma frase que não foi bem colocada... Pelo amor de Deus. Vamos superar isso", disse ele.

Pedro Paulo evitou fazer previsões sobre o futuro de sua pré-candidatura a prefeito do Rio.

"O processo eleitoral começou e ele vai se acirrar. Tenho imenso orgulho de ter a confiança do meu partido, a escolha do prefeito Eduardo Paes para sucessão dele. Vamos jogar o jogo", disse o peemedebista.


Endereço da página:

Links no texto: