Folha de S. Paulo


PSDB muda estratégia e propõe acordo ao governo para aprovar DRU

Líderes do PSDB na Câmara procuraram o governo para propor um acordo pela aprovação da DRU (Desvinculação de Receitas da União), mecanismo que dá maior liberdade ao governo para remanejar o Orçamento.

O deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) procurou o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), e avisou que os tucanos estão dispostos a aprovar a matéria, desde que haja modificações pontuais no texto.

O primeiro contato entre os dois deputados ocorreu ontem e nesta terça-feira (10) os dois grupos começaram a debater um formato de consenso para o texto.

É a primeira vez desde o início do atual mandato da presidente Dilma Rousseff que a oposição procura aliados do governo para oferecer uma trégua e ajudar na aprovação de medidas consideradas imprescindíveis pelo Planalto.

"Não queremos salvar Dilma, mas também não podemos ter compromisso com o abismo", justificou Bruno Araújo.

O encontro dos dois deputados ocorreu no gabinete da liderança do governo na Câmara. Técnicos do PSDB acompanharam a reunião.

FÓRMULA

O governo havia proposto elevar de 20% para 30% a fatia de recursos do Orçamento que podem ser usados livremente. No primeiro encontro, o PSDB exigiu que o governo mantivesse o percentual atual para apoiar a matéria. Com aval da Casa Civil, Guimarães sugeriu uma alíquota intermediária, de 25%.

Os dois grupos voltarão a discutir o acordo amanhã. O governo também conseguiu convencer o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ ) a criar a comissão especial para analisar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da DRU.

Sem isso, o Planalto não conseguiria fazer as novas regras valerem no início do próximo ano, o que comprometeria ainda mais as finanças públicas. Depois da Câmara, a proposta ainda tem que ser avaliada pelo Senado.


Endereço da página:

Links no texto: