Folha de S. Paulo


Filho de deputado morto diz que não ordenou pagamentos a Cunha na Suíça

Geraldo Bubniak/AGB/Folhapress
João Augusto Rezende Henriques, apontado como operador ligado ao PMDB, chega ao IML de Curitiba (PR) para exame de corpo de delito
João Augusto Rezende Henriques, apontado como operador ligado ao PMDB, chega ao IML de Curitiba

Apontado por um lobista preso na Operação Lava Jato como responsável por indicar depósito de 1,3 milhão de francos suíços para o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Felipe Diniz afirmou à Procuradoria-Geral da República que desconhecia a existência de contas no exterior atribuídas ao presidente da Câmara e negou que tenha ordenado o pagamento.

Em depoimento obtido pela Folha, Felipe Diniz também disse desconhecer existência de empréstimo fechado por seu pai, o deputado Fernando Diniz (PMDB-MG), morto em 2009, com Cunha.

Cunha disse, em entrevista à Folha, que tinha uma "suposição" de que as transferências foram pagamento de um empréstimo feito ao deputado, que morreu em 2009, mas que nunca cobrou ao filho dele sobre a dívida. O lobista João Augusto Rezende Henriques, apontado como operador ligado ao PMDB, havia dito à Polícia Federal que fez os pagamentos a pedido de Felipe Diniz.

Para a Procuradoria Geral da República, o dinheiro não é quitação de empréstimo, mas sim pagamento de propina de um contrato da Petrobras na África.

Reprodução
Felipe Diniz, filho do deputado Fernando Diniz (PMDB-MG), morto em 2009
Felipe Diniz, filho do deputado Fernando Diniz (PMDB-MG), morto em 2009

Esses pagamentos são um dos ponto-chave que ligam Cunha ao esquema de corrupção na Petrobras e são investigados em um novo inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal. O deputado nega ter recebido dinheiro do petrolão, e citou a hipótese da devolução do empréstimo como explicação possível para a presença do dinheiro em sua conta.

O presidente da Câmara já foi denunciado em uma ação penal sob suspeita de receber propina referente a negócios de navios-sonda na estatal.

Ouvido pela PGR em 20 de outubro, Felipe Diniz afirmou que está sendo "usado" pelo lobista e que "nunca indicou para Henriques qualquer conta de Eduardo Cunha, muito menos na Suíça".

deposito conta cunha

Disse ainda que o presidente da Câmara nunca comentou com ele sobre a dívida e que "nunca soube de contas de Eduardo Cunha em outros países".

Felipe Diniz confirmou aos procuradores que Cunha era amigo de seu pai e diz que também mantinha relação com o presidente da Câmara, tendo se encontrado com ele no Congresso Nacional e em seu escritório no Rio. Disse que nunca teve negócios com Cunha e que não atuou como seu operador.

Questionado sobre a relação entre João Henriques e o presidente da Câmara, Felipe Diniz afirmou não saber se eles se conheciam e se mantinham contato.

Sobre a relação com seu pai, Felipe declarou que era "uma pessoa muito fechada" e não gostava de falar sobre "assuntos de política" com a família. Por isso, disse não saber se o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada foi uma indicação de seu pai à estatal.

Em seu depoimento, Felipe Diniz confirma que tanto ele próprio como seu pai tinham relação próxima com o lobista João Augusto Henriques.

Segundo Diniz, ele conversava sobre "negócios internacionais que João Augusto afirmava ter com grandes empresas e por isto o declarante [Diniz] quis estar perto dele para 'aprender'".

Por isso, afirma que fez viagens com o lobista para acompanhar seu trabalho, mas afirma que nunca trabalhou por ele nem fez entregas de dinheiro a seu pedido. Uma delas, à Argentina, foi para tratar da venda da refinaria de San Lorenzo, investigada pela PF sob suspeitas de prejuízos à Petrobras na negociação. Outra foi a Dubai, onde Henriques possui conta bancária.

"Não foi procurado por Eduardo Cunha ou por qualquer intermediário dele para tratar do tema ou estabelecer uma versão defensiva comum", disse, finalizando seu depoimento.

Por meio de nota, Cunha confirmou que se encontrou com Felipe Diniz nesta terça (10) na residência oficial da presidência da Câmara. Segundo o texto, o deputado "foi informado" pela segurança que uma pessoa o estava aguardando.

"Ao abrir a porta, foi surpreendido com a presença do senhor Felipe Diniz. Por não o ter convidado, e por desconhecer a motivação da sua presença na residência –que aliás causou profunda estranheza– de imediato o informou ser totalmente impertinente a visita". Cunha então, de acordo com a nota, disse "a ele, ainda, que caso tivesse algo a dizer, que procurasse seus advogados".

Procurado, o advogado de Diniz disse não saber do encontro, mas que, caso tenha ocorrido, não vê problema, já que ele havia confirmado no depoimento que tinha relação de amizade com Cunha.

Diante das versões desencontradas, a expectativa agora é de que sejam tomados novos depoimentos de João Henriques e Felipe Diniz. Uma acareação não está descartada.

OUTRO LADO

Procurada, a defesa de Cunha afirmou que as declarações de Felipe Diniz não desmentem a versão de que os pagamentos são a quitação do empréstimo. Isso porque, na avaliação da defesa do peemedebista, o deputado Fernando Diniz pode ter deixado o lobista, antes de morrer, as orientações de como fazer o pagamento.

Cunha já havia dito que Fernando Diniz sabia a conta em que deveria fazer a quitação do empréstimo, no exterior.

Sobre o 1,3 milhão de francos suíços, Cunha diz que desconhecia sua origem, admite que ficou sabendo do depósito em 2012 e que deixou o dinheiro parado todos esses anos, aguardando alguém reclamá-lo.

Advogado do lobista, José Claudio Marques disse que ainda não teve acesso ao depoimento de Felipe Diniz. Segundo ele, João Henriques foi ouvido há duas semanas e mantém sua versão de que fez a transferências dos francos suíços para a conta de uma empresa no exterior e que só depois ficou sabendo que o beneficiário seria o presidente da Câmara.

Sobre as contradições, Marques afirmou que as investigações vão apontar quem está realmente correto. "Ele mantém a versão sobre a transferência para a empresa. Isso não é uma estratégia de defesa. É autodefesa. Foi um fato que ele resolveu confessar", disse.

-

PERGUNTAS AINDA SEM RESPOSTA

  • Eduardo Cunha participou do esquema de corrupção na Petrobras? Cinco delatores da Operação Lava Jato dizem que ele recebeu propina de fornecedores da estatal. Cunha diz que todos mentem. A única prova apresentada até agora pelo Ministério Público é o depósito feito por João Augusto Henriques na Suíça
  • Quem está mentindo, João Henriques ou Felipe Diniz? Caberá às autoridades tentar esclarecer a contradição. Henriques admite em seus depoimentos que fez negócios com a Petrobras, mas diz que nunca pagou propina a políticos. Se não foi Diniz quem indicou a conta de Eduardo Cunha, como ele chegou a ela?
  • O empréstimo que Eduardo Cunha diz ter feito ao deputado Fernando Diniz existiu? Cunha não apresentou documentos que comprovem a transação, diz que nunca cobrou o amigo e afirma que esqueceu o assunto após sua morte. O filho de Diniz, Felipe, diz que conhece Eduardo Cunha, mas afirma que nunca soube desse empréstimo
  • Afinal, qual a origem do dinheiro encontrado na Suíça? Quando as contas de Eduardo Cunha foram bloqueadas pela Suíça, o saldo era equivalente a US$ 2,4 milhões. Ele diz que o dinheiro veio de negócios legítimos que teria feito antes de entrar na política, como exportação de carnes e investimentos financeiros

Endereço da página:

Links no texto: