Folha de S. Paulo


Deputado adia escolha sobre relator de cassação de Cunha

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 03-11-2015, 15h00: Reunião do Conselho de Ética e Decoro parlamentar da câmara dos deputados que deu início ao processo de quebra de decoro em desfavor do presidente da casa dep. Eduardo Cunha (PMDb-RJ). Sob a presidência do dep. Jose Carlos Araujo (PSD-BA), foi feito o sorteio manual de três deputados para a relatoria do processo, cabendo ao presidente escolher o nome dentre esses. Os nomes sorteados foram dos deputados Vinicius Gurgel (PR-AP), Fausto Pinato (foto) (PRB-SP) e Jose Geraldo (PT-PA). (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Deputado Fausto Pinato (PRB-SP), tido como favorito para relatar cassação de Cunha

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), adiou para esta quinta-feira (5) a indicação do relator do processo de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nos bastidores, cogita até realizar novo sorteio.

Na terça (3) o colegiado abriu o processo contra Cunha e, conforme determinam as regras, sorteou três deputados para que um deles fosse indicado relator por Araújo.

A Folha apurou, entretanto, que Araújo, que não é do grupo político de Cunha, considerou bastante ruim os nomes escolhidos. E que busca meios de refazer o sorteio.

Os nomes sorteados foram de Fausto Pinato (PRB-SP), Vinícius Gurgel (PR-AP) e Zé Geraldo (PT-PA). Araújo já considera descartados os dois últimos nomes: Gurgel porque foi cabo eleitoral de Cunha na eleição à presidência da Câmara. Geraldo porque é do PT, partido que negocia com Cunha, nos bastidores, um acordo de não agressão que envolve os pedidos de impeachment contra Dilma Roussseff.

O favorito então é Pinato, mas os deputados que vêem indícios fortes para a cassação de Cunha dizem, reservadamente, não sentir segurança de que o deputado de 38 anos vá ser isento em sua apuração.

Deputado menos votado no Estado de São Paulo entre os eleitos, com apenas 22.097 votos, Pinato ganhou uma cadeira na Câmara na esteira do 1,5 milhão de votos de Celso Russomanno (PRB-SP).

Apesar de Pinato e Russomanno terem assegurado a Araújo que não vão ceder a pressões, o presidente do Conselho quer esperar o que sairá na imprensa nesta quinta sobre Pinato para tomar sua decisão.

O deputado do PRB é evangélico, como Cunha, e também apoiou a eleição do peemedebista para a presidência da Câmara.

"Pinato é um deputado novo, que chegou nessa Casa agora e que ninguém conhece. Tenho que tomar as minhas precauções", afirmou o presidente do Conselho.


Endereço da página:

Links no texto: