Folha de S. Paulo


Russomanno lidera isolado disputa pela Prefeitura de SP, diz Datafolha

A um ano das eleições municipais, o deputado federal Celso Russomanno (PRB) desponta como líder isolado na corrida pela Prefeitura de São Paulo. Segundo o Datafolha, que testou dois cenários para a disputa, o apresentador da TV Record alcança 34% das intenções de voto nas duas simulações.

No segundo pelotão, três nomes aparecem tecnicamente empatados, concorrendo pela vice-liderança: a senadora, ex-prefeita e ex-petista Marta Suplicy (PMDB), com 13%; o também apresentador de TV José Luiz Datena (PP), este da Band, com 13% ou 12%, dependendo do cenário; e o prefeito Fernando Haddad (PT), com 12%.

A quinta posição é disputada entre o deputado Marco Feliciano (PSC) e um nome tucano. Num cenário, Feliciano marca 4%, o empresário João Doria Jr. alcança 3%. No outro, o pastor evangélico marca 5%, o vereador Andrea Matarazzo atinge 4%.

Prefeitura de SP

Com 1.092 entrevistas realizadas nos dias 28 e 29 de outubro, a margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos.

Terceiro colocado na eleição paulistana de 2012, com 21,6%, e deputado mais votado do país no ano passado, com 1,5 milhão de votos, Russomanno ostenta agora folgada vantagem em quase todos os segmentos sociais investigados pelo Datafolha.

É líder entre homens e mulheres, em todos os grupos etários, em todas as regiões da cidade e em todas as faixas de escolaridade.

Sua melhor marca numérica ocorre entre os eleitores com ensino médio, com 40% num cenário e 39% em outro. No grupo dos que têm renda familiar mensal entre 2 e 5 salários mínimos, o pré-candidato ligado à Igreja Universal do Reino de Deus tem 39%.

O único segmento em que Russomanno não lidera é o dos eleitores mais ricos, com renda acima de dez salários mínimos. Nesse grupo minoritário (11% da amostra), Haddad surge na dianteira com 23% em seu melhor cenário ante 16% de Russomanno e 15% de Andrea Matarazzo.

Este é também o pior segmento para Marta. Ora a peemedebista aparece com 4%, logo atrás de Doria Jr. (5%), ora faz 3%, dois pontos a menos que Marco Feliciano.

SEGMENTOS

Marta, que pretende disputar a prefeitura de São Paulo pela quarta vez (ela venceu no ano 2000 e perdeu em 2004 e 2008, sempre pelo PT), vai melhor entre os mais pobres e os menos escolarizados.

No grupo de eleitores com ensino fundamental e no dos que recebem até dois salários mínimos, ela alcança 19%. Isso é refletido na distribuição geográfica de seus votos. Nas populosas zonas leste e sul, as mais pobres, ela tem 15%, desempenho 50% melhor que o alcançado nas outras áreas.

Recém-filiado ao PP, Datena tem anunciado intenção de concorrer pela primeira vez. Seus melhores desempenhos ocorrem no grupo dos eleitores menos escolarizados (chega a ter 17%) e entre os mais velhos. Num dos cenários, ele salta de 8% entre os mais jovens para 17% no grupo dos que têm entre 45 e 59 anos.

Já Haddad apresenta um desempenho com tendências opostas às de sua eleição em 2012. Naquele ano, ele foi melhor entre os mais pobres. Agora, seu desempenho é pior quanto mais pobre é o eleitor.

No grupo dos que têm renda de até dois salários mínimos, o petista tem 6% ou 8%, conforme o cenário. A taxa vai crescendo até chegar nos 23% entre os mais ricos. Na zona leste, tem 8%, o piso na comparação com as outras quatro regiões pesquisadas.

Na pesquisa sobre avaliação de governo, publicada nesta segunda (2) pela Folha, a gestão Haddad foi avaliada como ruim ou péssima por 49%, o recorde numérico desde a posse.

Outros 15% dos eleitores paulistanos classificam a administração do petista como boa ou ótima. E 34% a avaliaram como regular.


Endereço da página:

Links no texto: