Folha de S. Paulo


Ele só é alvo por ser filho de ex-presidente, diz advogado

Reprodução/TV UOL
Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula
Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula

O advogado de Luis Cláudio Lula da Silva, Cristiano Martins, diz que seu cliente tem um "acordo verbal" com os donos do imóvel onde mora. O apartamento pertence à empresa Mito Participações, da família do advogado Roberto Teixeira.

Martins diz que Luis Cláudio só é investigado por ser filho do ex-presidente.

*

Folha - Luis Cláudio paga aluguel pelo apartamento?

Cristiano Martins - É um acordo verbal. Ele paga as despesas [de manutenção do imóvel] até que a empresa [Mito Participações] decida vender o imóvel.

A amizade entre Lula e o advogado Roberto Teixeira influenciou para que Luis Cláudio ocupasse o imóvel?

A relação é familiar, não só do dr. [Roberto] Teixeira. As proprietárias da empresa têm relação pessoal com Luis Cláudio e podem dar o destino que quiserem ao imóvel.

Antes o imóvel pertencia a uma empresa das Bahamas. André Neumann, o procurador dessa offshore, tem relacionamento com Teixeira?

Esse imóvel foi apresentado por uma corretora. Na assinatura do contrato, foi possível ver que a empresa pertencia ao André, que é conhecido da família, mas isso não interferiu no negócio.

A LFT, que pertence ao Luís Cláudio, recebeu R$ 2,4 mi de uma empresa de lobby que atuou na aprovação de uma Medida Provisória. A Procuradoria considerou suspeito.

A PF fez a investigação e não detectou nenhuma suspeita em relação ao Luis Cláudio e suas empresas. Ele só entrou na Zelotes a pedido da Procuradoria. Das quatro intervenções nessa fase da operação, três diziam respeito apenas ao Luis Cláudio. Então o Ministério Público dedicou 80% do sua atuação [a Luis Cláudio]. E o fundamento é apenas a opinião pessoal de dois procuradores que não dizem qual parâmetro usaram para aferir se os pagamentos são suspeitos ou não.

Se ele não fosse filho do Lula não teria sido alvo da Zelotes?

Não. A busca foi exacerbada e ilegal. Prevaleceu o nome, o sobrenome da pessoa envolvida como motivação para o ato. Não há na lei espaço para busca e apreensão como ocorreu, sem indício de crime. Opinião de procurador não é fundamento.

A Marcondes & Mautoni [M&M, firma de lobby] tinha relação com auxiliares de Lula e interesse na MP. Não há conflito?

A relação da LFT com a M&M ocorreu em 2014 e 2015, Lula nem era presidente. M&M não é empresa pública.

Lula ajudou Luis Cláudio na prospecção de negócios?

Jamais.

O que Luis Cláudio fez com R$ 2,4 mi recebidos da M&M?

A maioria desse recurso ele aplica no torceio de futebol americano. Acredito que cerca de 70% desse valor foi para lá.


Endereço da página:

Links no texto: