Folha de S. Paulo


Guiado por Lula, PT pedirá mudança na política econômica poupando Levy

Jorge Araújo - 27.out.2015/Folhapress
São Paulo SP Brasil 27 10 2015 MERCADO Seminário The Economist Com a presença de políticos, acadêmicos e os principais líderes empresarias brasileiros, seminário em São Paulo no no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, a :ministro da Fazenda, Joaquim Levy )discutirá as perspectivas econômicas e os desafios políticos do país. o Brazil Summit 2015 propõe a construção de uma agenda de transformação para a retomada econômica do país. O evento é organizado pela The Economist. Foto Jorge Araújo FolhaPress 703 ORG XMIT: XX
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy

Sob orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cúpula do PT está preparando um documento em que pede mudanças urgentes na política econômica do governo Dilma Rousseff sem citar, porém, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, alvo da insatisfação de grande parte dos petistas.

As propostas de mudança na condução da economia do país, principalmente com liberação de crédito para consumo e investimento e a redução da taxa de juros, estarão na resolução que deve ser aprovada nesta quarta-feira (28) durante reunião da executiva nacional do partido, em Brasília. O texto vai servir de base para a resolução que será divulgada pelo Diretório Nacional da sigla nesta quinta-feira (29).

Lula já sugeriu a troca de Levy diretamente para a presidente Dilma mas, diante da resistência e dos argumentos da sucessora, que diz não querer criar outro celeuma em seu governo quando acredita ter ganhado fôlego diante da crise, o ex-presidente pediu "cautela" à direção do partido ao tratar do tema.

Em entrevista à Folha há dez dias, o presidente do PT, Rui Falcão, citou nominalmente o ministro e disse que "Levy deve sair se não quiser mudar a política econômica.

Além do pedido de reorientação da política econômica, a resolução vai contar com um desagravo a Lula e a seu governo, após a Polícia Federal fazer uma operação de busca e apreensão no escritório de Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente.

O PT argumenta que a operação na empresa de Luis Cláudio representa um ataque ao ex-presidente, que embute uma tentativa de debilitar o PT e a democracia brasileira.

A resolução que vai tratar de conjuntura e política econômica deve ser única, sem um texto separado para falar do caso do ex-presidente, como chegou a ser defendido por alguns dirigentes da legenda.

Uma resolução sobre as eleições de 2016 deve ser aprovada à parte, com o pedido para que candidatos petistas saiam em defesa do projeto político do PT e dos governos Lula e Dilma.

MUDANÇAS NAS REGRAS

Na primeira parte da reunião da executiva, a cúpula do PT discutiu possíveis mudanças no estatuto partidário para se adaptar às novas regras da lei eleitoral, aprovadas no Congresso.

Dirigentes da sigla defendem que o PT diminua de um ano para seis meses o tempo mínimo de filiação necessário para que uma pessoa se candidate pelo partido. Alguns petistas, no entanto, são contrários à ideia e querem manter o tempo mínimo de um ano.

Na maior crise de sua história, o PT perdeu 11% dos prefeitos que elegeu em 2012, que migraram para outros partidos para tentar a reeleição em 2016.

Diante desse cenário, petistas defendem que se facilite o ingresso de novos militantes no partido e que se estimule que essas pessoas saiam candidatas pelo legenda.


Endereço da página:

Links no texto: