Folha de S. Paulo


Com presença de Dilma e de família, Lula comemora aniversário de 70 anos

Ricardo Stuckert/Instituto Lula
SAO PAULO, SP, 27-10-2015 - Festa de Aniversario de 70 anos de Lula com a presenca da presidente Dilma Rousseff e o prefeito de Sao Paulo Fernando Haddad, no instituto Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Haddad, Dilma, dona Marisa, os netos Arthur, João e Tiago, e Rui Falcão participam de festa de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora seus 70 anos na noite desta terça-feira (27) com um churrasco para cerca de 30 pessoas. A presidente Dilma Rousseff esteve presente por pouco mais de uma hora. Participam da comemoração o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A festa está sendo realizada num imóvel anexo à sede do Instituto Lula, no Ipiranga (zona sul de São Paulo). A presidente Dilma chegou ao local por volta das 20h, acompanhada de Jaques Wagner, e foi embora às 21h15. Ela não falou com jornalistas.

Segundo informou a assessoria do instituto, estão no churrasco a mulher de Lula, Marisa Letícia, a filha Lurian, e os filhos Marcos Cláudio, Sandro Luís e Luís Cláudio. Apenas Fábio Luís não compareceu. A empresa LFT Marketing Esportivo, de Luis Claudio, foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido nesta segunda na Operação Zelotes.

Também participaram da festa o presidente nacional do PT, Rui Falcão, o presidente do diretório estadual de São Paulo do PT, Emídio de Souza, e a equipe do Instituto Lula.

Ao deixar a comemoração, Falcão afirmou que a visita de Dilma foi uma demonstração de "afeto", e não uma forma de demonstrar publicamente que a relação entre os dois vai bem.

"[Não tem] Nenhum atrito. Quantas vezes ele [Lula] mesmo já disse que, se tiver alguma divergência, ela tem razão? Foi um evento de carinho, de festa. Esse foi o significado da vinda dela aqui."

Questionado, Falcão afirmou que Lula e Dilma não conversaram sobre a Operação Zelotes durante o encontro. "O clima é de festa", disse.

PROTESTO

Um grupo de seis pessoas ligadas a movimentos pró-impeachment fez um protesto com uma faixa e bonecos do Pixuleko –que representam Lula com trajes de presidiário– em frente ao imóvel. O grupo posou para fotos e deixou o local pacificamente. Mais cedo, por volta das 14h, três integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) já haviam protestado em frente ao instituto.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) protestam em frente ao Instituto Lula
Integrantes do MBL (Movimento Brasil Livre) protestam em frente ao Instituto Lula

Antes da chegada de Dilma, dois seguranças contratados pelo instituto proibiram jornalistas de fotografar o churrasco, que podia ser visto por cima de um muro. Houve um princípio de confusão, controlada por seguranças da Presidência da República.

Biografia de Lula


Endereço da página:

Links no texto: