Folha de S. Paulo


'Marineira' pode ter apoio do grupo de Sarney nas eleições de 2016

Pedro Ladeira - 8.out.2015/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 08-10-2015, 13h00: A ex senadora Marina Silva participa de evento na câmara dos deputados para apresentar os parlamentares que se filiaram à Rede. Os deputados Alessandro Molon (RJ), Eliziane Gama (MA), Miro Teixeira (RJ), dentre outros, o senador Randolfe Rodrigues (AM) e a ex senadora Heloisa Helena participaram do ato, no salão nobre da câmara dos deputados. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
Eliziane Gama (MA) (à esq.) ao lado de Marina Silva e de Alessandro Molon (RJ), todos filiados à Rede

Derrotado nas eleições estaduais de 2014, o grupo do ex-presidente José Sarney (PMDB) ensaia um possível apoio à candidatura da Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, para a Prefeitura de São Luís.

A cúpula do PMDB maranhense confirma que há negociações em andamento com a deputada federal Eliziane Gama (Rede-MA), uma das deputadas mais próximas de Marina –terceira colocada nas últimas duas eleições presidenciais– e considerada uma das favoritas para a disputa na capital maranhense.

Eliziane deve enfrentar nas urnas o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que vai disputar a reeleição com o apoio do governador Flávio Dino (PCdoB). O ex-prefeito João Castelo (PSDB) também é pré-candidato.

Presidente em exercício do PMDB no Maranhão, Remi Ribeiro admite que o partido não tem um nome próprio para a disputa.

Entre os possíveis candidatos são citados o empresário Ricardo Murad, cunhado de Roseana Sarney, e a própria ex-governadora, que atualmente é investigada na Operação Lava Jato e resiste a entrar na disputa.

Nesse cenário, o partido tem negociado com grupos de oposição ao atual prefeito, com a possibilidade de indicar um candidato a vice. E destaca que Eliziane é uma das opções mais viáveis.

"Ainda não existe um acordo, mas estamos conversando. O certo é que não vamos apoiar o mesmo candidato que o governador [Flávio Dino]", afirma Ribeiro.

Presidente licenciado do PMDB maranhense, o senador João Alberto diz que está conversando "com todo mundo" e promete uma definição até abril. Em entrevista à imprensa local, disse que "vê com bons olhos" o nome de Eliziane.

O senador, contudo, afirma que uma possível aliança passará pelo crivo da ex-governadora Roseana e do ex-presidente Sarney.

TRAJETÓRIA

Em ascensão na política maranhense, Eliziane é jornalista e construiu sua carreira política no campo de oposição à família Sarney. Até setembro deste ano era filiada ao PPS.

Nas últimas eleições, apoiou a candidatura de Dino e mantém-se na base aliada do governador. Em São Luís, contudo, é oposição ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

À Folha Eliziane diz que busca alianças prioritariamente com o PSB e PSDB, ambos partidos da base do governador.

Contudo, admite que mantém conversas com militantes e líderes peemedebistas, como o senador João Alberto, com quem diz ter uma relação cordial.

A deputada nega que negocie o apoio da família Sarney, mas diz que sua oposição ao grupo nunca foi focada em pessoas, mas no "atraso" e nas "mazelas" do Maranhão.

"A Rede não veta ninguém nem limita alianças. Todos os apoios que forem bons e compatíveis ao nosso projeto serão bem vindos", afirma.


Endereço da página: