Folha de S. Paulo


Defensores do impeachment de Dilma poupam Cunha durante ato na Câmara

Pedro Ladeira/Folhapress
BRASILIA, DF, BRASIL, 21-10-2015, 10h00: O presidente da câmara dos deputados dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebe das mãos dos líderes da oposição e da filha do jurista Helio Bicudo, Maria Lucia Bicudo, um novo pedido de impeachment feito pela oposição que contempla as chamadas pedaladas fiscais que teriam sido cometidas neste ano. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) recebe novo pedido de impeachment contra Dilma

Os deputados e líderes de movimentos de rua que participaram na Câmara dos Deputados do ato de entrega do novo pedido de impeachment contra Dilma Rousseff pregaram nesta quarta-feira (21) a urgência do fim da corrupção no mundo político, mas, nos discursos, não mencionaram em nenhum momento o nome de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Cabe ao presidente da Câmara, que abriu seu gabinete para receber o novo pedido, decidir se dá ou não sequência ao processo contra a petista. O peemedebista foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República sob a suspeita de envolvimento no petrolão e é suspeito de esconder no exterior contas irrigadas pelo esquema.

Na entrevista coletiva concedida logo após a entrega, os líderes dos dois principais partidos de oposição, Carlos Sampaio (PSDB-SP), e Mendonça Filho (DEM-PE), não apareceram, diferentemente do ocorrido em outras ocasiões. PSDB e DEM foram representados por vice-líderes.

A principal fala nesta entrevista coube a Maria Lúcia Bicudo, filha do ex-petista Hélio Bicudo. "O que eu queria dizer é que há necessidade hoje que esse movimento de ruas dos jovens transformem e modifiquem esse país. (...) Temos que ir as ruas lutar por esse ideal, por um país melhor, sem corrupção e sem conchavos políticos".

Destoando do discurso público, em que optam pelo silêncio ou por um tímido pedido de afastamento, nos bastidores tanto oposição quanto governo mantém o suporte político a Cunha com o objetivo, cada qual, de influenciá-lo na decisão sobre o impeachment.

Questionada pela Folha sobre por que Cunha foi poupado, Maria Lúcia afirmou que o ato era focado em Dilma. "Eu acho que importante agora é esse movimento contra a corrupção, o impeachment, e também a questão do Eduardo Cunha, também concordo. (...) Hoje tamos fazendo para o impeachment, mas com certeza esse movimento vai estar englobando todos os corruptos."

Dois líderes do Movimento Brasil Livre também falaram na entrevista contra Dilma, o PT e a corrupção que, segundo eles, impregna o partido e o governo.

Questionados após a entrevista sobre a omissão em relação a Cunha, Kim Kataguiri e Fernando Holiday adotaram um discurso similar, de que os movimentos de rua têm pouca condição de pressionar politicamente pela saída do peemedebista.

"[os movimentos] Não têm poder nenhum na cassação, não têm ninguém no Conselho de Ética [da Câmara, que deve abrir processo contra Cunha]. O impeachment é muito mais dependente de votos de parlamentares, no Conselho de Ética é um debate muito mais técnico", afirmou Kataguiri, apesar de o conselho ser formado por 21 deputados federais.

Segundo ele, Cunha será alvo de manifestações futuras. "No próximo protesto que realizaremos, que ainda não tem data definida, vocês podem esperar que a gente vai pedir a saída do presidente Eduardo Cunha."

"Ele [Cunha] não está sendo poupado, o MBL considera que seria o melhor que o presidente renunciasse, acontece que o movimento não tem como obrigar o deputado a renunciar ao cargo de presidente, e quanto à cassação é necessário que haja uma condenação, com todas as provas, com ele tendo o direito de defesa. Tendo essa condenação, obviamente vamos defender essa cassação. Mas o movimento desde já defende a renúncia do presidente, até porque as denúncias tornam a atuação dele enquanto presidente um pouco complicada", disse Holiday.

Novo pedido de impeachment


Endereço da página:

Links no texto: