Folha de S. Paulo


Ex-diretor da Odebrecht deixa a prisão em Curitiba

Gabo Morales - 27.jul.2011/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL, 27-07-2011: O diretor da Odebrecht Alexandrino Alencar durante a apresentacao do Bale Nacional de Cuba no Teatro Anhembi Morumbi, no Bras, regiao central de Sao Paulo, em 27 de Julho de 2011. (Foto: Gabo Morales/Folhapress, MONICA BERGAMO) ***EXCLUSIVO FOLHA***
Alexandrino Alencar, ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira Odebrecht

O ex-diretor da Odebrecht Alexandrino Salles de Alencar deixou a prisão nesta sexta-feira (16) após uma decisão favorável do STF (Supremo Tribunal Federal).

Alencar saiu do Complexo Médico Penal, em Pinhais (região metropolitana de Curitiba), por volta das 17h. Ele estava num carro e não falou com a imprensa.

O ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht estava detido desde junho deste ano, acusado de participar de um esquema de corrupção na Petrobras.

Uma conversa dele com o ex-presidente Lula foi captada durante as investigações da Operação Lava Jato. Alencar acompanhou o político petista em viagens ao exterior, durante seu mandato, e foi apontado pela PF como responsável por transações internacionais suspeitas.

O ministro Teori Zavascki, responsável pela decisão do STF, entendeu que não ficou comprovado que Alexandrino poderia interferir nas investigações, o que justificava a manutenção da prisão preventiva até aqui.

Apesar da soltura, Alencar não poderá deixar o país nem manter contato com outros investigados e deverá comparecer mensalmente à Justiça.

Outros quatro executivos da Odebrecht –incluindo o presidente do grupo, Marcelo Odebrecht– continuam detidos preventivamente em Curitiba, sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.


Endereço da página:

Links no texto: