Folha de S. Paulo


Filho de Lula pede acesso à íntegra da delação de lobista

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, requereu ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta sexta-feira (16) o acesso à íntegra do acordo de delação premiada e dos depoimentos prestados pelo lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano. O pedido foi formulado pelo advogado Cristiano Zanin Martins ao ministro Teori Zavascki, que homologou o acordo de colaboração do lobista do PMDB.

Delator da Lava Jato e atualmente preso, o lobista Fernando Soares disse ter feito um pagamento de R$ 2 milhões ao pecuarista João Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, montante que seria destinado a uma nora do petista. A informação foi veiculada pelo "Jornal Nacional" na noite de quinta (15) e foi confirmada pela Folha.

Baiano disse que o pagamento que beneficiaria a nora de Lula foi feito a Bumlai e se referia a uma negociação envolvendo a OSX, empresa de construção naval de Eike Batista, hoje em recuperação judicial.

Em nota, o advogado do filho de Lula diz que a honra de seu cliente é alvo de "ataques sistemáticos". "A providência tem por objetivo instruir ações que serão promovidas contra os que, pela imprensa, encabeçaram a divulgação, desde o último dia 11, de notícias falsas sobre pagamentos de contas de nosso cliente pelo citado delator", diz a nota assinada pelo defensor.

No que classificou como uma campanha de difamação, o advogado de Lulinha criticou repasse de informações, "pingadas a conta-gotas de uma delação sob sigilo" e que, segundo ele, muda sua versão dos fatos a cada dia para tornar mais verossímil a narrativa. "O que se identifica são irresponsáveis ilações daqueles que foram, depois, desmentidos no decorrer do processo".

"De forma sistematizada, põe-se em pé uma operação jornalística que, a cada dia, coloca na mira de suas manchetes o personagem da vez, eleito alvo da ofensa. Surge, agora, uma entidade primeiramente nominada a 'nora de Lula'. Após 24h, divulga-se que a 'nora' citada é a mulher do sr. Fábio Luís, sob o alegado argumento de que 'quem conhece a família não tem dúvida em apontar' sua esposa", disse o advogado.

A informação de que a nora que seria a suposta beneficiária dos recursos repassados por Fernando Baiano a Bumlai foi noticiada pelo blog do jornalista Lauro Jardim, do jornal "O Globo".


Endereço da página:

Links no texto: