Folha de S. Paulo


Em reunião com Temer, Dilma pede 'peso' para Ciência e Tecnologia

A presidente Dilma Rousseff se reuniu na manhã desta quinta-feira (1º) com o vice-presidente Michel Temer na tentativa de fechar o espaço que o PMDB terá na Esplanada dos Ministérios após a reforma administrativa, que deve ser anunciada até esta sexta-feira (2).

Dilma não está satisfeita com o nome do deputado Celso Pansera (PMDB-RJ), indicado pela bancada do partido na Câmara para a pasta de Ciência e Tecnologia.

Segundo a Folha apurou, a presidente acredita que o novo ministro precisa ter "mais afinidade" com o tema da pasta ou "mais peso político" para ajudar nas votações no Congresso, principalmente na aprovação do ajuste fiscal e para ajudar evitar a abertura de um processo de impeachment contra seu mandato.

Temer, por sua vez, afirmou que não indicaria novos nomes e a presidente ficou de conversar mais uma vez com o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), e com o ministro Henrique Eduardo Alves (Turismo), que fica no cargo e deve ajudar na articulação com os deputados.

A aliados, o vice-presidente disse que a conversa com Dilma não foi conclusiva.

Após a reunião com Temer, Dilma seguiu para o Palácio da Alvorada, onde almoça com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula foi quem mais pressionou a presidente para fazer uma reforma ministerial com lastro político, trocando o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, por Jaques Wagner (Defesa), e dando mais espaço ao PMDB.

Dilma já definiu os nomes dos ministros peemedebistas: Eduardo Braga (Minas e Energia), Kátia Abreu (Agricultura), Eliseu Padilha (Aviação Civil), Helder Barbalho (Portos) e Henrique Eduardo Alves (Turismo). Ciência e Tecnologia e Saúde são as outras duas pastas que irão para o PMDB.

Para Saúde, o mais cotado é o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), também uma indicação de Picciani.


Endereço da página:

Links no texto: