Folha de S. Paulo


Cunha cancela viagem à Itália após denúncia de contas secretas na Suíça

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou que desistiu da viagem que faria a partir desta quinta-feira (1º) para a Itália após autoridades da Suíça enviarem ao Brasil dados de contas secretas que pertenceriam a ele e a seus familiares.

Conforme adiantou a Folha na quarta (30), o peemedebista tornou-se alvo de um inquérito aberto pelo Ministério Público suíço, em abril deste ano, por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou que pretende dar continuidade à investigação iniciada pela Suíça.

O fio da meada que levou a registros bancários de Cunha na Suíça foi o rastreamento de recursos que circularam por contas do lobista João Augusto Henriques. Ligado ao PMDB e preso pela Operação Lava Jato em 21 de setembro, ele admitiu ter depositado dinheiro numa conta que tinha Cunha como beneficiário.

Ele negou-se a dizer se tem contas bancárias no país europeu.

Publicamente, Cunha nega que a desistência tenha relação com a nova denúncia. Segundo ele, a viagem foi desmarcada para que ele possa comparecer ao casamento do senador Romero Jucá (PMDB-RR), de quem é amigo, no sábado (3).

"Era uma viagem muito comprida, tinha que voltar na segunda e faria apenas um discurso no evento. Achei que seria muita corrida para um evento que não tem tamanho que justificasse", afirmou em entrevista coletiva.

Segundo relatos, porém, ele afirmou que precisa "enfrentar a situação" e não poderia ser acusado de "estar fugindo" neste momento. Disse, ainda, que a denúncia contra ele por corrupção e lavagem de dinheiro na operação Lava Jato é "problema seu e cabe a ele resolver".

Cunha embarcaria no fim da tarde desta quinta para o país, onde passaria por Milão e Roma, onde participaria do Fórum Parlamentar Itália-América Latina e Caribe.

Conforme deputados próximos ao deputado, ele desistiu da viagem ainda na quarta, e comunicou a decisão por volta das 21h30, após sessão do plenário.


Endereço da página:

Links no texto: