Folha de S. Paulo


Ministério do Turismo vira abrigo para peemedebistas sem cargo

Um dos possíveis alvos da reforma administrativa que a presidente Dilma Rousseff prepara para a próxima semana, o Ministério do Turismo, controlado pelo PMDB, tem abrigado em postos chaves peemedebistas derrotados em eleições anteriores ou afilhados políticos do partido.

O loteamento chegou nos comandos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), da Secretaria-Executiva, da Secretaria Nacional de Política de Turismo e da Diretoria de Financiamento e Promoção de Investimento Turístico.

Ex-deputado e ex-prefeito em Tocantins, Júnior Coimbra perdeu as eleições de 2014 e ficou como suplente de deputado federal, mas foi encaixado como secretário nacional de Política de Turismo.

O chefe de gabinete de Júnior Coimbra é Hercy Ayres Rodrigues Filho, ex-prefeito em Tocantins e que perdeu a disputa pela Prefeitura de Dianópolis (TO) em 2012.

Ex-prefeito de Água Santa (RS), Rogério Antônio Cóser comanda a Diretoria de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo. De acordo com servidores do ministério, apesar de coordenar uma área internacional, ele não fala inglês fluentemente e tem enfrentado dificuldades em viagens internacionais.

Já a nomeação de Alberto Alves como secretário-executivo do ministério foi bancada pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), e foi destravada pelo vice-presidente Michel Temer.

Vinicius Lummertz, que ocupava o cargo de secretário nacional de Políticas do Turismo, teve o aval do PMDB de Santa Catarina para ser alçado a presidente da Embratur.

O próprio ministro, Henrique Eduardo Alves, ganhou o cargo de Dilma depois de ser derrotado na disputa ao governo do Rio Grande do Norte e ficar sem vaga na Câmara dos Deputados após 11 mandatos consecutivos.

Uma das opções de Dilma para a reforma ministerial é que a bancada do PMDB na Câmara indique um novo titular para o Turismo. Com a distribuição de pastas, o Planalto quer o apoio do PMDB contra um eventual processo de impeachment da presidente.

OUTRO LADO

O ministério afirmou que as nomeações "atendem requisitos técnicos" e listou a qualificação dos indicados.

Disse que Alberto Alves tem mais de 40 anos de experiência como gestor no setor público e privado.

Afirmou que Junior Coimbra tem "ampla experiência legislativa, ativo importante para a posição que ocupa", e que Hercy Ayres possui "ampla experiência no cargo de chefe de gabinete", cargo que ocupou no Detran.

Sobre Rogério Cóser, o ministério não informou se ele é fluente em inglês, mas citou experiências dele como prefeito, vice-prefeito e procurador-geral de um município e gestor em associações.

Em relação a Vinicius Lummertz, da Embratur, o órgão informou que ele já foi secretário de Turismo de Florianópolis, presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e diretor técnico do Sebrae Nacional.


Endereço da página: