Folha de S. Paulo


Fundação do PT divulgará documento contra política econômica do governo

Vinculada ao PT, a Fundação Perseu Abramo divulgará um documento contrário à política econômica praticada pelo governo da presidente Dilma Rousseff.

A fundação publicou em seu site um convite para o lançamento, que ocorrerá na segunda-feira (28), do movimento batizado de "Por um Brasil Justo e Democrático". O texto do convite propõe "mudanças imediatas dos rumos da política econômica".

O documento foi dividido em dois volumes. O primeiro deles traz o título "Mudar para sair da crise, alternativas para o Brasil voltar a crescer".

Já o segundo volume –"o Brasil que queremos"– oferece sugestões de longo prazo.

Segundo a fundação, a divulgação "reunirá lideranças e representantes de movimentos sociais, de sindicatos, de partidos políticos, de organizações da sociedade civil e de personalidades do campo progressista, todos mobilizados pela defesa da democracia, da legalidade, dos direitos sociais e civis e pela mudança imediata dos rumos da politica econômica".

Um dos principais colaboradores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o economista Marcio Pochmann, ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), comanda a fundação.

Além da Perseu Abramo, outras entidades participam do movimento. Entre elas, o Centro Internacional Celso Furtado, que tem o ex-senador Saturnino Braga (PT-RJ) na presidência.

Outra signatária do documento, a Plataforma Política Social reúne petistas e simpatizantes. O ex-secretário do Tesouro Arno Augustin, o ex-porta-voz da Presidência da República André Singer e o senador Paulo Paim (PT-RS) estão na lista de seus integrantes, além do secretário municipal de Desenvolvimento de São Paulo, Arthur Henrique, que é amigo do ex-presidente Lula.

"Articulado e debatido em seis reuniões, o documento foi elaborado a partir de dezenas de artigos sobre temas diversos que serviram de base para a consolidação dos subsídios nele apresentados. Os resultados são preliminares e servem como base para o debate amplo, plural e suprapartidário", diz a fundação Perseu Abramo.

O documento, segundo a fundação, é também uma iniciativa das organização Brasil Debate, Centro Internacional Celso Furtado de Políticas Para o Desenvolvimento, Fundação Perseu Abramo, Fórum 21, Plataforma Política Social, Le Monde Diplomatique Brasil e Rede Desenvolvimentista.

Segundo a apresentação do documento, "muitos temas relevantes não foram contemplados e outros não puderam ser aprofundados. Trata-se, portanto, de um documento em construção".


Endereço da página: