Folha de S. Paulo


Mangabeira Unger se demite e pode dar início a reforma ministerial

Danilo Verpa - 27.ago.2015/Folhapress
Mangabeira Unger, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos
Mangabeira Unger, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos

Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, o filósofo Mangabeira Unger pediu demissão nesta segunda-feira (14).

Ele comunicou à presidente nesta segunda que estava deixando o cargo por motivo de "doença grave" na família. Unger estava de licença desde a semana passada, quando viajou aos Estados Unidos para cuidar de sua mulher, que está doente.

Segundo assessores da presidente Dilma Rousseff, o ministro pode ter se antecipado à reforma ministerial, que vai extinguir sua pasta.

Em nota, Dilma afirma que aceitou o pedido e agradece "todo o trabalho prestado por Unger durante sua gestão no comando da Pasta, esperando que ele possa continuar contribuindo com seus valorosos serviços como consultor do governo federal".

A decisão de Unger, no cargo desde fevereiro, foi tomada no momento em que o Planalto anunciou o corte de pelo menos dez dos 39 ministérios como uma das medidas para reduzir o déficit de R$ 30,5 bilhões previsto no Orçamento de 2016.

A SAE é responsável por assessorar diretamente o presidente da República no planejamento nacional e na formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional.

Unger foi o primeiro ministro da SAE, criada durante o governo do ex-presidente Lula. Ele assumiu o posto em 2007, quando a pasta ainda se chamava Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, e permaneceu no cargo até 2009.

Desde 1971, Unger é professor da Universidade Harvard, nos EUA.

MAIS CORTES

Com a saída de Mangabeira, Dilma deflagrou a reforma ministerial que será detalhada na semana que vem.

Segundo a Folha apurou, a presidente também conversou com José Elito sobre retirar o status de ministério do GSI (Gabinete de Segurança Institucional). Elito, porém, resistiu à ideia de transformar o GSI em uma estrutura subordinada à Casa Civil.


Endereço da página: