Folha de S. Paulo


Dilma volta a se reunir com ministros em Brasília para discutir cortes

A presidente Dilma Rousseff está novamente reunida no Palácio da Alvorada para discutir cortes orçamentários e medidas para a melhoria da gestão da máquina pública.

Estão com a presidente neste domingo (13) Aloizio Mercadante (Casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento). Outros ministros podem vir a ser chamados pontualmente.

A expectativa no governo é que sejam anunciados cortes para começar a tentativa de atingir a meta de 0,7% do PIB em superávit primário (resultado fiscal excluindo os juros para o pagamento da dívida) em 2016.

É consenso que tais cortes sozinhos não resolvem o problema, já que o Orçamento enviado ao Congresso aponta um deficit de R$ 30,5 bilhões em 2016.

Com a retirada do selo de bom pagador pela agência Standard & Poor´s na quarta (9), contudo, a pressão subiu muito para que o governo tome alguma medida antes de propor aumento de impostos –considerados inevitáveis na Fazenda e aceitos apenas por parte do empresariado.

Na reunião, que complementa outras duas ocorridas no sábado (12), estão sendo discutidas maneiras de executar cortes em despesas obrigatórias da União, além de medidas de impacto mais simbólico, como a redução de cargos comissionados.

Cobertor pequeno - Governo tem pouca margem para fazer cortes e tentar diminuir deficit em 2016


Endereço da página:

Links no texto: