Folha de S. Paulo


Governo anunciará corte de cargos e revisão de contratos

Para dar uma resposta aos críticos de que o governo não corta na carne, a presidente Dilma Rousseff prepara o anúncio da eliminação de cargos comissionados e a revisão de contratos com prestadores de serviços. O martelo deve ser batido amanhã.

A divulgação das medidas está prevista para entre esta sexta-feira (11) e segunda (14), conforme relatos de assessores presidenciais. Dilma está neste momento reunida com sua equipe justamente concluindo os detalhes das mudanças.

O objetivo é reduzir os gastos públicos e tentar sinalizar ao mercado o compromisso com o equilíbrio fiscal.

A reforma ministerial, também prevista para setembro, deve ficar para um segundo momento diante da dificuldade de mover partidos de suas atuais pastas.

Há algumas semanas, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, divulgou que o governo cortaria cerca de 10 ministérios e mil cargos comissionados, os chamados DAS.

Em relação aos prestadores de serviços, o Executivo renegociará seus valores e vencimentos com o objetivo de melhorar o perfil dos contratos. A medida havia sido sugerida pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Nos dois casos, a economia de dinheiro não deve ser expressiva a ponto aliviar significativamente o rombo de R$ 30,5 bilhões no Orçamento de 2016, mas há um esforço do governo de mostrar que este está cortando na carne.

O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), já havia anunciado nesta quinta que reformas começariam a ser anunciadas nesta sexta.


Endereço da página:

Links no texto: