Folha de S. Paulo


Símbolo dos atos anti-PT, Pixuleko faz 'tour' na terra da Lava Jato, Curitiba

Estelita Hass Carazzai/Folhapress
Boneco 'Pixuleko', que está fazendo uma 'tour' em Curitiba, terra da Lava Jato

O boneco inflável que reproduz um desenho do ex-presidente Lula vestido de presidiário fez uma "turnê" por Curitiba, sede da Operação Lava Jato, nesta quarta-feira (2).

Batizado de Pixuleko, em referência ao apelido para propina cunhado pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o boneco de 12 metros de altura começou a ser montado pela manhã em frente à sede da Polícia Federal –onde estão alguns dos presos da operação que investiga corrupção em contratos do governo federal.

Aos gritos de "Um, dois, três, Lula no xadrez" e "Lula ladrão, seu lugar é na prisão", cerca de 50 pessoas acompanharam a montagem, por volta das 10h. Algumas carregavam cartazes com frases como "Bem-vindo, Lula".

"Vamos começar a turnê aqui. Mas eu estou louco para passar com ele na reitoria [da Universidade Federal do Paraná], onde estão os vermelhinhos", diz o músico Eder Borges, 32, integrante do Movimento Brasil Livre. "Sem risco, a vida não tem graça."

Para ele, os "vermelhinhos" são alunos da instituição, classificados como comunistas e "ligados ao PSTU". Nesta semana, estudantes da UFPR invadiram o local, em protesto contra as condições de estudo.

Por questões de segurança, porém, a fim de evitar confrontos, o Pixuleko acabou passando por apenas dois locais no seu tour: além da sede da PF, foi inflado em frente à Justiça Federal, onde ficou até o início da tarde.

O boneco, financiado por um empresário de São Paulo por R$ 12 mil, foi febre no último protesto contra o governo federal, em agosto, e alvo de facadas por defensores do governo de Dilma Rousseff em São Paulo.

Um caminhão de som foi posicionado ao lado do boneco. No microfone, manifestantes elogiavam os policiais e a Justiça Federal e pediam o avanço da Lava Jato.

A ideia inicial era levar o Pixuleko até o centro da cidade, onde haveria policiais para protegê-lo, mas o grupo desistiu porque identificou a possibilidade de confronto com simpatizantes do governo federal.

"Em todo lugar que houver um petista, vamos xingar, vamos vaiar", disse um dos manifestantes no carro de som, ainda na Polícia Federal. "Não vamos nos calar."

Houve apenas um incidente, em frente à Justiça Federal: um deputado petista, que passava pelo local, foi vaiado pelos manifestantes, que gritavam "fora, PT" e "vai pra Cuba, comunista sem-vergonha". Era Tadeu Veneri (PT-PR), deputado estadual. Ele conversou com alguns dos manifestantes e saiu, sem registro de confrontos.

'LOGÍSTICA DO PROTESTO'

O boneco foi levado de avião até Curitiba, por uma transportadora. O custo foi de R$ 600. "É uma questão de segurança. O PT já declarou guerra contra o boneco", diz a hoteleira Celene Salomão de Carvalho, 50, membro do Movimento Brasil, que financiou o Pixuleko.

"Curitiba virou a capital do combate à corrupção. É emblemático estar aqui", diz Carvalho.

A vinda do Pixuleko à cidade representa o apoio dos movimentos à Lava Jato, segundo a empresária. Nos pés do Lula inflável, está acorrentada uma "bola" com a inscrição "Operação Lava Jato". "Vamos ter um Brasil antes e um Brasil depois da Lava Jato", afirma Carvalho.

O boneco deve seguir para outras cidades brasileiras nos próximos dias, especialmente na região Nordeste. A "agenda" do Pixuleko, porém, ainda não foi divulgada.

Raio X do Pixuleco


Endereço da página:

Links no texto: