Folha de S. Paulo


Filhos de fundador do PT criticam ação contra Dilma

Alan Marques - 31.jan.12/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 31-01-2012, 15h30: Helio Bicudo e Nelson Jobim no ato da OAB em defesa dos poderes do CNJ. Diante da expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) vote ainda nesta semana se o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pode ou nao investigar supostos desvios de conduta de magistrados antes das corregedorias regionais, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza ato publico na sede da entidade, em Brasília. O objetivo e reunir juristas, parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil brasileira na defesa dos poderes do CNJ e contra as tentativas de esvaziamento das atribuicoes do orgao de controle externo do Judiciario, expressas na Acao Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 4638. (Foto: Alan Marques/Folhapress, PODER)
Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, que entregou a Eduardo Cunha pedido de impeachment de Dilma

Filhos do advogado Hélio Bicudo criticaram o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) apresentado pelo pai deles nesta terça-feira (1º) ao Congresso Nacional.

A consultora em planejamento urbano Maria do Carmo Bicudo Barbosa, 68, primogênita entre os sete filhos de Bicudo, afirmou que o advogado "está no pleno exercício de suas faculdades mentais, mas cometeu um equívoco. No momento o país precisa de união para vencer as dificuldades que enfrenta, e não de um pedido de impeachment".

Maria do Carmo contestou a alegação do requerimento feito pelo pai de que a presidente Dilma Rousseff teve responsabilidade nos crimes apurados na operação Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras.

"Eu acredito que a presidente Dilma seja honesta e no governo dela há total transparência e liberdade nas investigações da Lava Jato. Em governos anteriores as apurações não ocorreriam da mesma maneira", afirmou.

O executivo do setor imobiliário José Bicudo, 66, o mais velho entre os quatro filhos homens de Bicudo (os outros três moram no exterior), disse ter ficado chocado com a medida judicial adotada pelo pai.

"Não há motivos suficientes para a apresentação de um pedido de impeachment contra a presidente Dilma. Houve açodamento por parte de meu pai neste episódio", disse o executivo.

"O ato de meu pai assusta pela trajetória dele, pelo que ele representa na história da democracia do país. Esse ato só acirra os ânimos, em vez de apaziguá-los", completou.

Fundador do PT, o pai de José foi deputado federal (1991-1994) e vice-prefeito de São Paulo no mandato da atual senadora Marta Suplicy (sem partido-SP).

Maria do Carmo e José disseram não ter atuado em atividades políticas apesar do engajamento do pai na vida partidária.

Porém, o pedido de impeachment foi apoiado por uma das filhas de Bicudo, Maria Lúcia. Ela e advogada Janaína Paschoal, que também assina o pedido, foram as responsáveis pelo protocolo do documento no início da tarde desta terça na Câmara dos Deputados.

Procurada pela Folha para comentar as críticas dos irmãos, Maria Lúcia defendeu a ação do pai. "Há corrupção demais no país e é preciso adotar medidas fortes para promover mudanças. São necessárias ações concretas para resgatar valores como integridade e ética no país", afirmou.

Segundo a filha de Bicudo, a iniciativa partiu do próprio advogado e não tem relação nem com partidos políticos nem com movimentos favoráveis ao impeachment da presidente.

Em razão de sua idade (93 anos) e de seu estado de saúde, o advogado não participou da entrega do pedido. Em 2010, ele sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral).


Endereço da página:

Links no texto: