Folha de S. Paulo


PF aponta corrupção de presidente da Comissão de Justiça da Câmara

Pedro Ladeira/Folhapress
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Arthur Lira, indiciado pela PF
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Arthur Lira, indiciado pela PF

A Polícia Federal apontou ao STF (Supremo Tribunal Federal) indícios da responsabilidade criminal do deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara –um dos mais importantes colegiados da Casa– e o pai dele, o senador Benedito de Lira (PP-AL), por suspeita de prática do crime de corrupção passiva em um dos inquéritos da Operação Lava Jato.

Na prática, o relatório da PF equivaleria, na primeira instância, a um indiciamento.

A PF também recomendou ao STF que os congressistas sejam afastados de seus cargos, sob o argumento de que eles usaram os postos no Legislativo para praticar crimes e podem voltar a cometer delitos se continuarem a ocupar cadeiras no Congresso.

O grupo de trabalho de delegados federais em atuação na Lava Jato, que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, entregou o relatório final da investigação sobre os dois congressistas ao Supremo na tarde de segunda-feira (31).

O relatório da PF aponta que os dois acusados tiveram dívidas de campanhas eleitorais pagas pelo doleiro Alberto Youssef e receberam propinas por meio de doações eleitorais oficiais resultantes do esquema de corrupção na estatal.

Em delação premiada, Youssef apontou os congressistas como beneficiários do suborno pago por empresas fornecedoras da Petrobras. A PF diz no relatório que a colaboração premiada foi confirmada por outras provas testemunhais e documentais, algumas delas obtidas por meio do rastreamento de contas bancárias.

Uma das principais provas obtidas pelos delegados é transferência de valores de uma das empresas de fachada de Youssef para a conta de um dos credores de dívida de campanha de Arthur Lira.

Agora o STF deverá encaminhar as conclusões da PF ao Ministério Público Federal, que decidirá pelo oferecimento de denúncia criminal contra os acusados ou pelo arquivamento do caso.

OUTRO LADO

A defesa de Arthur Lira e Benedito de Lira informou que o relatório ainda não é público e que vai se manifestar assim que tiver acesso ao conteúdo do documento.

Marcos Oliveira - 23.mar.15/Agência Senado
O senador Benedito Lira (PP-AL), indiciado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato
O senador Benedito Lira (PP-AL), indiciado pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato

Endereço da página:

Links no texto: