Folha de S. Paulo


Prefeita ostentação postava selfies e governava cidade do MA pelo celular

Entre festas, eventos sociais e a academia de ginástica, a prefeita Lidiane Leite (PRB), 25, administrava Bom Jardim com os dois polegares e a 275 km de distância, em São Luís.

Era por meio de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp, batizado de "Força Tarefa", que a prefeita despachava com secretários, no mesmo celular que usava para tirar fotos de si mesma.

Foragida há uma semana, desde a deflagração da Operação Éden, da Polícia Federal, ela é suspeita de desviar R$ 15 milhões da educação da cidade, onde há escolas funcionando debaixo de árvores.

Reprodução/Facebook
Prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite (PP), de 25 anos
Prefeita de Bom Jardim (MA), Lidiane Leite (PP), de 25 anos

Lidiane chegou ao cargo por acaso. A dias da eleição de 2012, assumiu a candidatura no lugar do namorado, o pecuarista Beto Rocha, barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Eleita prefeita, nomeou o namorado como seu secretário de Assuntos Políticos. Preso na semana passada pela Polícia Federal, Beto é quem tocava o dia a dia da prefeitura, segundo políticos locais.

Antes, Lidiane vendia leite na porta de casa e ajudava a mãe em uma loja de roupas. Deixou a vida de classe média após conhecer Beto, que tem patrimônio pessoal avaliado em quase R$ 14 milhões, segundo a Justiça.

Enquanto tocava a administração da prefeitura, Lidiane passou a enfrentar acusações de corrupção. Foi afastada do cargo três vezes, mas voltou amparada por decisões judiciais provisórias.

Ela responde a ações por cortar salários dos professores, não cumprir o calendário escolar e não regularizar o fornecimento de merenda. Na quinta (27), o Ministério Público do Maranhão pediu o afastamento da prefeita.

Acossada pelas investigações, a prefeita ainda sofreu baixa pessoal e política no início do ano: rompeu o relacionamento com Beto Rocha, que deixou o cargo de secretário.

Nesta segunda (31), o PRB informou que a desfiliação de Lidiane foi feita em 13 de julho e será encaminhada ao TSE, em 1º de outubro, "em cumprimento ao calendário de atualização de filiações". "Conste-se, portanto, que a referida prefeita não tem mais qualquer ligação partidária desde então, e que o PRB não comunga de sua conduta, muito pelo contrário, a repudia veementemente."

OUTRO LADO

O advogado Carlos Barros alegou, ao pedir o habeas corpus de Lidiane, que ela assumiu o cargo "em tenra idade" e delegou funções ao namorado "por inexperiência e confiança". Barros disse que ela "está sofrendo" e fugiu numa decisão "impulsiva".

A Folha não localizou o advogado do pecuarista Beto Rocha na semana passada.

Divulgação/Portal Bom Jardim-MA
Escola de Bom Jardim, onde alunos estudam debaixo de árvore por falta de salas
Escola de Bom Jardim, onde alunos estudam debaixo de árvore por falta de salas

Endereço da página:

Links no texto: