Folha de S. Paulo


Eleição para a Prefeitura de São Paulo vira disputa de famosos da TV

José Luiz Datena descobriu qual é a sensação de deixar de ser pedra para se tornar vidraça. Lançado pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PP, virou piada na internet e sofreu ataques dos possíveis adversários políticos.

A entrada do âncora do "Brasil Urgente", da TV Bandeirantes, no roteiro eleitoral causou alarde não só por sua projeção, mas pelo quadro que se formou. Assim como Datena, outros dois nomes da TV já anunciaram que pretendem tomar a cadeira do prefeito Fernando Haddad (PT).

O deputado Celso Russomanno, que comanda quadros de defesa do consumidor na TV Record, deve ser candidato pelo PRB. E o empresário João Dória Jr., que tem programa de entrevistas e apresentou "O Aprendiz", tenta se viabilizar no PSDB.

Os afeitos à política tradicional reagiram. "A história mostrou que inexperiência custa caro: Celso Pitta, Haddad e Dilma Rousseff...", disse o vereador Andrea Matarazzo, que também pretende ser o candidato do PSDB.

A reação do PT foi em forma de piada. Assessores de Haddad disseram que ele estava esperando o "SBT liberar o Bozo" para a disputa.

Russomanno, Datena e Dória receberam de maneira diferente os ataques.

"Há muito alvoroço antes da hora. Não quero polêmica", disse Datena. Surpreso com a repercussão? "Mais assustei a concorrência do que fiquei assustado", disse. "Mas, usando um pensamento clássico, política é como nuvem, muda a toda hora. Não quero ser visto como mais um oportunista."

Eleição BBB

Dória diz que vai responder com "trabalho" e elenca seu time de apoio. Cita como colaboradores o economista Paulo Rabello de Castro e o presidente da fundação Albert Einstein, Cláudio Lotemberg, entre outros.

Ele frequenta o gabinete do governador Geraldo Alckmin e oferece jantares para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas desconhece as bases da sigla. Sabe que precisa mudar isso. "Vou visitar todas as zonais do PSDB, fazer o caminho do diálogo."

O PSDB deve decidir seu candidato em prévias. Matarazzo conhece a sigla, já foi ministro, secretário. Dória corre para tirar a diferença.

Mais experiente que os outros pré-candidatos celebridades, Russomanno vê diferenças entre ele e os concorrentes. Trabalha há anos na TV, mas está há quase duas décadas na política. Em 2014, foi o deputado mais votado do país –o quinto mandato.

Mais: "Meu programa é assistido por mulheres e senhores mais velhos. É muito diferente, por exemplo, do público do Datena. Quem forma opinião em casa? A mulher".

Na última eleição municipal, em 2012, Russomanno liderou as pesquisas por semanas. Escorregou nos últimos dez dias. Desta vez, garante, não repetirá os mesmos erros.


Endereço da página: