Folha de S. Paulo


Youssef confirma pagamento de propina a André Vargas

O doleiro Alberto Youssef voltou a afirmar, em depoimento à Justiça, nesta quarta-feira (24), que realizou pagamentos de propina ao ex-deputado André Vargas (ex-PT-PR).

A suspeita já é alvo de um inquérito da Polícia Federal. Segundo as investigações, que se baseiam em notas emitidas por empresas da contadora de Youssef, Meire Poza, foram entregues R$ 2,39 milhões ao político, que está preso preventivamente em Curitiba.

O dinheiro, segundo afirmou Youssef nesta quarta, foi repassado a pedido do irmão do ex-parlamentar, Leon Vargas, em dezembro de 2013.

"Ele me pediu que eu fizesse um recebimento de uma empresa para ele... Que eu pudesse emitir umas notas fiscais e 'fazer reais' para ele. E assim foi feito", afirmou o doleiro, em depoimento à Justiça, se referindo a uma operação de lavagem de dinheiro.

O montante teria sido enviado pela IT7, uma empresa de processamento de dados que tem contratos com diversos órgãos públicos, como a Caixa Econômica Federal, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Celepar (companhia de processamento de dados do Paraná), entre outras. Um dos sócios da empresa, segundo a PF, era o irmão de Vargas.

De acordo com Youssef, o dinheiro foi entregue em espécie, em duas parcelas: uma diretamente em Brasília ao então deputado, e outra no escritório do deputado federal José Mentor (PT-SP), em São Paulo.

"Foi ele [Vargas] quem me pediu", disse o doleiro, que ainda afirmou que ele e o ex-deputado, moradores da mesma cidade (Londrina, no norte do Paraná), eram "bons conhecidos" há mais de 20 anos.

O ex-deputado nega ter recebido propina de qualquer espécie. Já o deputado José Mentor declarou, em ocasiões anteriores, que estava "estarrecido" com a inclusão de seu nome nas investigações, repudiou as acusações e disse não ter qualquer ligação com o repasse de propina.


Endereço da página: