Folha de S. Paulo


Após CPI convocar Okamotto, PT pede depoimento de responsável pelo iFHC

Após a CPI da Petrobras ter convocado na semana passada para prestar depoimento o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, a bancada do PT colocou em prática nesta quarta-feira (17) um contra-ataque e apresentou requerimentos para convocar e quebrar os sigilos de Sérgio Fausto, superintendente do Instituto Fernando Henrique Cardoso.

Os dois requerimentos foram apresentados pelo deputado Jorge Solla (PT-BA) à CPI, mas ainda não há data para serem votados.

Colocá-los em votação dependerá da vontade do presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB), que havia pautado a convocação de Okamotto.

Zanone Fraissat - 8.mai.2013/Folhapress
Paulo Okamotto, do Instituto Lula, convocado pela CPI da Petrobras a prestar deopimento
Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, convocado pela CPI da Petrobras a prestar deopimento

Okamotto foi chamado para explicar doações de R$ 3 milhões da empreiteira Camargo Corrêa, investigada na Operação Lava Jato, ao Instituto Lula, identificadas pela Polícia Federal durante a investigação.

O argumento apresentado pelo PT para a convocação de Sérgio Fausto é que o Instituto FHC teria recebido R$ 1,7 milhão da empresa VBC Energia, pertencente à Camargo Corrêa.

"O mecanismo para doar o dinheiro foi incentivo cultural via Lei Rouanet para 'Tratamento técnico e difusão dos acervos Presidente Fernando Henrique Cardoso e Antropóloga Ruth Cardoso', significando que a empresa controlada pela Camargo Corrêa, em vez de pagar este valor como imposto de renda, preferiu doar ao instituto do tucano", informa a justificativa de um dos requerimentos.

Além disso, o PT também vai recorrer ao plenário da Câmara para tentar derrubar a aprovação da convocação de Okamotto, sob o argumento de que o requerimento não poderia ter sido aprovado em bloco com outros 139, mas teria que ser votado individualmente.


Endereço da página: