Folha de S. Paulo


Governador da Bahia é vaiado em congresso do PT

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi vaiado na abertura do encontro do congresso do partido nesta quinta-feira (11) em Salvador.

Ao discursar, o governador foi interrompido por militantes que gritavam "Cabula" –bairro de salvador onde nove jovens foram mortos pela Polícia Militar em fevereiro– e "não ao extermínio da juventude negra".

Na ocasião, o governador afirmou eu não havia elementos para afastar os policiais e comparou os mesmos a um "artilheiro em frente ao gol".

Os crimes foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia, que considerou que houve uma chacina e que os jovens teriam sido assassinados. A polícia fala que houve troca de tiros. A denúncia do MP-BA foi acatada pela Justiça nesta quarta-feira (10).

O caso, que ficou conhecido como "chacina do Cabula", foi tema do caderno de teses do PT no congresso. A tendência Articulação de Esquerda criticou a ação da polícia e a postura do governador no caso.

Durante o discurso de Rui Costa, houve um princípio de discussão e empurra-empurra entre os próprios militantes petistas na plateia.

"Encontro de partido também é momento de lavar roupa suja", afirmou Jeberson José, militante da juventude do PT de Ilhéus (BA).

Além de Rui Costa, o ex-governador e ministro da Defesa Jaques Wagner, o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, e o vice-governador da Bahia, João Leão (PP) também foram vaiados.


Endereço da página: