Folha de S. Paulo


Dez anos depois, Genoino prepara livro, Delúbio quer voltar à política

Dez anos depois da explosão do escândalo do mensalão, seus protagonistas se preparam para retornar à cena política.

Ex-presidente do PT, José Genoino começou a preparar um livro sobre sua atuação na elaboração da Constituição de 1988. Membro da Assembleia Nacional Constituinte, Genoino já concedeu duas entrevistas à fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT, que é parceira na publicação do trabalho.

O ex-deputado também pretende dar palestras sobre a conjuntura nacional.

Segundo aliados, é uma tentativa de reeditar sua biografia após a condenação. Apesar da extinção do restante de sua pena, em março último, ele não esconde a tristeza e tem passado a maior parte do tempo em casa.

Seu advogado, Luiz Pacheco, afirma que a condição física também é causa da reclusão de Genoino. Em 2013, ele foi submetido a uma cirurgia no coração. Parou de fumar e adotou dieta mais regrada.

Diferentemente de Genoino, hoje afastado da estrutura petista, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha planejam retomar a atividade político-partidária.

Delúbio trabalha para concretizar seu sonho de se eleger parlamentar por Goiás.

Dizendo-se alvo de vigilância constante, ele segue rotina disciplinada para evitar problemas com a Justiça. Almoça no escritório da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e deixou de beber.

Só se reúne com parentes nas vezes em que viaja, de carro, de Brasília a Buriti Alegre (GO), onde vivem seus pais.

Aos 58 anos, diz que a disciplina valeu ao menos para uma coisa. "Estou com o corpo de 30 anos atrás", brinca, segundo relato de amigos.

Já João Paulo decidiu há três meses intensificar sua atuação política para reassumir o comando do PT de Osasco, cidade que administrou.

Na sexta-feira (5), ele reuniu correligionários na sede do partido e fez críticas à gestão do prefeito, o também petista Jorge Lapas.


Endereço da página: