Folha de S. Paulo


Promovida por igrejas, marcha é palco de protestos pelo fim da corrupção

Anunciada como a maior da história de São Paulo, a Marcha para Jesus promovida por igrejas evangélicas neopentecostais nesta quinta-feira (4) foi palco para uma série de apelos pelo "fim da corrupção" e uma "faxina ética" no Brasil.

O tema apareceu em faixas e cartazes espalhados pelo evento, ao lado de dizeres contra o aborto, a prostituição e o uso de drogas. Em cima dos carros de som, líderes de diversas denominações condenaram o desvio de dinheiro público em suas orações e pediram "a libertação do Brasil".

Nenhum político ou partido foi criticado diretamente. Durante uma pregação, um dos pastores disse que os fiéis deveriam orar pela presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo a Polícia Militar, cerca de 340 mil pessoas acompanharam a marcha. "Essas imagens vão correr 170 países.

Eles não vão conhecer o Brasil como o país da prostituição, da miséria e da corrupção. Nem um Brasil de senhores e senhoras, mas o país de um senhor só", disse o apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer, presidente da marcha.

Hernandes dividiu o principal carro de som da marcha com sua mulher, a bispa Sônia. Em 2008, ela foi presa nos Estados Unidos ao entrar com dinheiro não declarado no país. Líderes de outras igrejas, como o apóstolo Valdemiro Santiago, também passaram pelo local.

Marcha para Jesus de 2015

Apenas políticos evangélicos, como o senador Magno Malta (PR-ES), usaram o microfone. "A pauta aqui é contra o aborto, contra as drogas, contra a prostituição e contra a corrupção. O povo foi por muito tempo massa de manobra, mas acordou. O Brasil está em queda livre", disse o parlamentar à reportagem.

A politização do ato foi defendida por Hernandes. Segundo ele, a Bíblia orienta o cristão a "orar para que a nação seja sarada". "Pregar contra a miséria, contra a prostituição e contra a corrupção está nesse contexto."
As orações ainda incluíram pedidos pela formação de "uma geração de líderes em todas as esferas de poder que temam" o nome de Deus.

A marcha começou às 10h em frente à estação da Luz, na região central da capital paulista e saiu em direção ao Campo de Marte, quase cinco quilômetros depois.

Ao todo, 14 carros de som animaram os fiéis. Os organizadores trataram a marcha como histórica, mas não quiseram estimar público. Em 2012, o evento reuniu, segundo o Datafolha, cerca de 335 mil. No ano seguinte, a apuração contou 200 mil participantes.

Desde 2014 o instituto não calcula a adesão ao evento.


Endereço da página:

Links no texto: