Folha de S. Paulo


Ex-tucano, prefeito de Curitiba critica ataque da PM a manifestantes no PR

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), criticou o cerco que a Polícia Militar do Paraná fez à Assembleia Legislativa do Estado nesta semana, o confronto com os manifestantes e o governador do Estado, Beto Richa (PSDB).

Nesta quarta-feira (29), a polícia usou bombas de gás, balas de borracha e jatos de água para evitar que um protesto organizado por professores da rede pública contra um projeto que alterava a previdência dos servidores chegasse até a Assembleia e impedisse a votação pelos deputados.

O texto foi aprovado, e o conflito terminou com mais de 180 feridos, parte deles atendidos na própria prefeitura.

O cerco foi desfeito nesta quinta (30).

No Facebook, Fruet –um ex-tucano que deixou o partido após atritos com Richa o impedirem de disputar a prefeitura de Curitiba– disse que o centro cívico da cidade parecia "uma praça de guerra".

"Cerco no Centro Cívico! Equipes da saúde da Prefeitura atendendo feridos e a rede foi acionada para deslocamentos. Determinamos a evacuação do prédio da Prefeitura. Servidores liberados. Crianças estão sendo retiradas das escolas e CMEIs [centros de educação infantil] da região em razão do tumulto e efeito de gás lacrimogêneo. Guarda municipal convocada para ajudar no transporte dos feridos, já que as ambulâncias não conseguem chegar a região. Liberado todo espaço da Prefeitura para acolhimento. Parece uma praça de guerra!", escreveu.

Na sequência, fez um apelo ao governador, à Secretaria de Estado da Segurança Pública e à Assembleia: "Por favor. Momento é de pacificar. Já temos muitos feridos aqui".

Em entrevista à Folha, Richa afirmou que que quem agiu com ''truculência'' não foi a polícia, mas os black blocs identificados pelo governo na manifestação.

Reproducao/Facebook/gustavofruet
Post do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, durante confronto entre a PM e manifestantes no Paraná
Post do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, durante confronto entre a PM e manifestantes no Paraná

'PREFS'

A prefeitura da cidade, também no Facebook, –onde é chamada de "prefs" pelos internautas–, informou que lamentava os transtornos causados pelo bloqueio da PM no centro cívico, e considerou que a barreira "extrapola o necessário e caracterizou abuso".

"A administração municipal fez contato com a Casa Civil do governo do Estado pedindo providências para evitar o cerceamento do direito de ir e vir, e espera que a situação não se repita", afirmou, na manhã desta quinta. Ainda aproveitou o momento para dizer que valoriza seus servidores, em crítica velada a Richa, afirmando que já encaminhou à Câmara Municipal projeto de reposição inflacionária para para todos os funcionários.

"Curitiba entende que seus funcionários contemplam uma parcela fundamental na construção de uma cidade mais humana. Mesmo em um momento de grandes dificuldades econômicas, a Prefeitura de Curitiba garante a valorização deles."

Durante o atendimento aos feridos na manifestação, a prefeitura escreveu na rede social: "Por enquanto, trabalhamos para atender aos feridos e demonstrar que, sim, existe amor em Curitiba, mesmo em circunstâncias tão difíceis".

E terminou o dia desejando um "Boa noite, Curitiba", postando a música "All you need is love" (tudo que você precisa é de amor), dos Beatles.


Endereço da página:

Links no texto: