Folha de S. Paulo


Acuada, Dilma propõe fóruns para discutir emprego e aposentadoria

Acuada na semana do Dia do Trabalho e enfrentando críticas de sindicalistas, a presidente Dilma convocou de última hora reunião com centrais sindicais para propor a criação de dois fóruns para discutir mudanças em regras trabalhistas e previdenciárias, como fator previdenciário e um programa de proteção ao emprego.

A reunião acontece nesta quinta-feira (30), véspera do 1° de Maio, quando a presidente desistiu de fazer seu tradicional pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV por temer reação da população, como o panelaço ocorrido em sua última fala no Dia da Mulher.

Segundo a Folha apurou, a decisão de fazer a reunião busca reduzir as críticas de centrais sindicais, que reclamaram de não terem sido consultadas sobre as mudanças que tornaram mais rigorosas as regras de concessão de benefícios como seguro-desemprego, abono salarial e pensão pós-morte.

Além de mudanças no fator previdenciário, reivindicação antiga das centrais sindicais, a ideia do governo é discutir nos fóruns também questões como idade mínima de aposentadoria e definição de valor da pensão pós-morte, que estava entre as medidas propostas pelo governo, mas foi excluída da votação no Congresso.

Além da presidente e das centrais, participam da reunião os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), Carlos Gabas (Previdência), Manoel Dias (Trabalho) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral).


Endereço da página: