Folha de S. Paulo


PT pedirá substituição de Marta Suplicy em comissões do Senado

O líder do PT no Senado Federal, Humberto Costa (PE), informou nesta quarta-feira (29) que indicará novos nomes para o lugar da senadora Marta Suplicy (SP) nas comissões parlamentares da Casa Legislativa.

Como indicada do bloco de apoio ao governo federal, a senadora é titular de quatro comissões parlamentares, entre elas a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a CDH (Comissão de Direitos Humanos).

Os novos nomes deverão ser apresentados na semana que vem ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).

"As vagas são ocupadas pelo bloco. Como ela não é mais indicada por ele, apresentarei novos nomes", disse Humberto Costa.

Na tentativa de disputar pela quarta vez a prefeitura de São Paulo, a senadora pediu formalmente na terça-feira (28) sua desfiliação do PT.

Segundo ela, que deve se filiar até junho ao PSB, o PT rompeu "com princípios éticos" e tem sido protagonista "de um dos maiores escândalos de corrupção que a nação brasileira já experimentou".

Em resposta, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse que recebeu com "indignação" as críticas da senadora e considerou que sua saída deveu-se a "ambição eleitoral" e a "personalismo desmedido".

Com a desfiliação da senadora, o presidente do PT em São Paulo, Emídio de Souza, avisou ao comando nacional do partido que reivindicará na Justiça Eleitoral o mandato dela.

A assessoria jurídica do PT busca agora argumentos para desqualificar a tese da senadora de que sua permanência no partido seria inviável, o que justificaria a perda do mandato.


Endereço da página:

Links no texto: