Folha de S. Paulo


Cunha levanta suspeita de fraude na Câmara para implicá-lo na Lava Jato

Após a Folha publicar nesta terça-feira (28) que o nome "dep. Eduardo Cunha" aparece nos registros oficiais como "autor" dos arquivos em que foram redigidos requerimentos investigados na Lava Jato, o peemedebista demitiu o chefe do setor de informática da Câmara e determinou "rigorosa investigação" sobre uma possível fraude na área técnica da Casa.

Alvo de inquérito que apura o esquema de corrupção na Petrobras, o presidente da Câmara apresentou, em entrevista, uma suposta discrepância de datas relativas aos documentos sob suspeita como indício de que integrantes da área de informática possam ter patrocinado manipulações para incriminá-lo.

A Folha apurou com servidores de gabinetes, porém, que a suposta contradição levantada por Cunha nos papeis é uma mera característica do sistema, comum a outros requerimentos e projetos.

Embora afirme que não acusa ninguém a priori, Cunha direciona a suspeita para o Cenin (Centro de Informática) da Câmara, cujo diretor, Luiz Antonio Souza da Eira, ele demitiu nesta terça.

Eira –secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional até 2009, quando deixou o cargo após se desentender com a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff– não quis dar entrevista e afirmou que as áreas competentes da Câmara se pronunciariam sobre o caso.

"Estranhamente na semana passada eu determinei uma mudança na carga horária da área de TI. Essa mudança da carga horária provocou uma revolta. O pessoal não estava cumprindo a carga horária. Eu determinei o ponto eletrônico, a mudança da carga horária na quinta-feira e, de repente, 24 horas, 48 horas depois, aparece um documento Word. Então essas coisas têm que ser investigadas", afirmou Cunha.

O documento Word a que ele se refere é o software com o qual foram redigidos os dois requerimentos suspeitos que constam no sistema digital da Câmara.

Esses requerimentos ganharam relevância devido ao depoimento do doleiro Alberto Youssef, que firmou acordo de delação premiada na Operação Lava Jato.

Em suas declarações aos investigadores, o doleiro diz que, como forma de pressão, Cunha chegou a apresentar requerimentos na Câmara para investigar uma fornecedora da Petrobras que teria interrompido o pagamento de propinas, a Mitsui.

À CPI, o presidente da Câmara fez comentários sobre dois requerimentos feitos em julho de 2011 por uma ex-deputada do PMDB do Rio, Solange Almeida -e noticiados pelo jornal "O Globo".

Os dois requerimentos pediam informações ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério de Minas e Energia sobre contratos da Mitsui e a Petrobras. Segundo Youssef, o objetivo era forçar a fornecedora a voltar a pagar propinas.

Cunha sempre negou qualquer relação com os dois requerimentos. Solange, hoje prefeita de Rio Bonito (RJ), também isentou o deputado em depoimento à Polícia Federal.

Apesar disso, a Folha detectou no sistema oficial da Câmara que o nome do hoje presidente da Casa aparece como "autor" dos dois arquivos em que foram produzidos os requerimentos assinados por Solange.

O presidente da Câmara afirmou nesta segunda (27) que isso pode ter ocorrido porque ele oferecia o seu gabinete de apoio a colegas do Rio, principalmente suplentes com pouca experiência legislativa.

Na tarde desta terça, porém, Cunha argumentou que o documento Word em que, segundo os registros oficiais da Câmara, foram redigidos os requerimentos –e que trazem seu nome como autor– apresentam data de criação de 10 de agosto de 2011, um mês depois da data da efetiva apresentação na Câmara.

"Estou determinando uma rigorosa investigação dentro dessa área deTI para verificar o que está ocorrendo, pelas suspeitas que esse assunto está acarretando. As suspeitas de qualquer tipo de manipulação. O documento base da matéria de vocês é de 30 dias depois do requerimento da deputada Solange", diz Cunha.

Em breve pesquisa no sistema da Câmara, entretanto, a Folha localizou outros requerimentos cuja data de criação do arquivo informada é posterior à data em que ele foi apresentado na Casa.

Segundo integrantes de gabinetes, isso se explica porque ao entrar no sistema digital da Câmara, o documento Word é convertido e para outro software, o PDF, gerando a data de criação da entrada no sistema digital, não da sua efetiva apresentação.

CPI

Na sessão da CPI da Petrobras desta terça, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) pediu prioridade na aprovação de um requerimento de sua autoria para convocação da ex-deputada Solange Almeida. "Na matéria [da Folha], o presidente admite inclusive que o requerimento foi feito no gabinete dele. Só não foi autenticado no gabinete dele", afirmou Ivan Valente.

O PSOL também tentará levar Cunha a depor novamente à CPI, embora não tenha força política para isso. "Tudo exige esclarecimentos, sem corporativismo parlamentar. E a Polícia Federal e o Ministério Público, desavenças à parte, que investigam o caso, precisam considerar esses novos dados, relevantes", afirmou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).


Endereço da página:

Links no texto: