Folha de S. Paulo


Suposto primo de governador tucano é indiciado no Paraná

Sete pessoas, entre elas um empresário que se apresenta como primo do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), foram indiciadas sob suspeita de organização criminosa, fraude em licitação e falsidade ideológica.

O Ministério Público deve oferecer denúncia contra o grupo nesta sexta-feira (27).

Para a Promotoria, o líder do suposto esquema, que teria atuado para fraudar uma licitação para o conserto de carros oficiais do governo paranaense, é o empresário Luiz Abi Antoun.

Ele é conhecido em Londrina (a 380 km de Curitiba) como "primo" de Richa e usaria o relacionamento para demonstrar influência política.

O governo do Paraná nega que eles sejam parentes –diz que a bisavó do tucano era irmã da avó de Abi Antoun.

O empresário foi preso no último dia 16, quando o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a Operação Voldemort. Ele foi solto uma semana depois, depois que a Justiça lhe concedeu um habeas corpus.

Durante o período de sua detenção, Abi Antoun não ficou em uma penitenciária. O juiz da Vara de Execuções penais determinou que ele fosse transferido para um quartel do Corpo de Bombeiros, porque o parentesco com o governador poderia colocar sua segurança em risco num estabelecimento prisional.

Segundo as investigações, Abi Antoun é o proprietário oculto da empresa Providence Auto Center, montada na cidade de Cambé exclusivamente para ganhar uma licitação para o conserto de carros do Estado.

A Providence venceu a concorrência, supostamente direcionada, e assinou um contrato de R$ 1,5 milhão para prestar o serviço por seis meses. O compromisso foi suspenso neste mês, após as investigações.

A Folha apurou que o Ministério Público também pretende investigar uma doação eleitoral de R$ 100 mil que a empresa de reciclagem Alumpar Alumínios fez para a campanha de Richa.

Segundo a imprensa paranaense, um dos filhos de Abi Antoun é sócio da Alumpar.

Na última segunda-feira (23), o PSDB-PR divulgou nota ressaltando que todas as doações à campanha de Richa foram legais e voluntárias e que a Justiça Eleitoral aprovou as contas do tucano.

A Folha não conseguiu localizar Abi Antoun. A reportagem deixou recado no escritório de um de seus advogados, mas não houve resposta até o início da noite desta quinta-feira (26).

HARRY POTTER

A operação do Gaeco foi batizada como Voldemort numa referência à série de livros "Harry Potter", em que o vilão da saga é descrito como "aquele cujo nome não deve ser pronunciado".

O motivo foi que, ao longo da investigação, os demais suspeitos só chamavam Abi Antoun como "o líder" ou "o chefe". O nome dele, assim como o do arqui-inimigo do bruxo, nunca era mencionado.


Endereço da página: