Folha de S. Paulo


Métodos explicam divergência entre o Datafolha e a PM

A diferença nos números de pessoas aferidos pelo Datafolha e pela Polícia Militar –210 mil e 1 milhão, respectivamente–, no ato contra o governo na Paulista, domingo (15), pode ser explicada por divergências de método.

O instituto divide uma aglomeração em setores, a fim de calcular a densidade de pessoas por metro quadrado em cada um. Esse trabalho é feito por pesquisadores, que estimam a quantidade a cada hora, com o objetivo de determinar também o fluxo.

A divisão por setores refina o cálculo da densidade, uma vez que áreas mais concorridas –como próximas a carros de som– têm maior densidade. Os números são multiplicados pela área.

A PM, por sua vez, utiliza fotos aéreas para estimar a densidade. No domingo, a corporação disse que determinou o parâmetro de cinco pessoas por metro quadrado.

Se não é produzida de modo adequado, com lentes que distorcem menos e perpendicularmente ao chão, a foto pode ser enganosa, levando a uma estimativa errada.

Além disso, ao determinar uma única densidade para uma área grande –como a Paulista–, a margem de erro aumenta. Na segunda (16), a Folha requisitou à PM acesso às imagens que embasaram o cálculo de cinco pessoas por metro quadrado, mas teve o pedido negado.

O manual para estimativa de multidões do CEPD (Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres) da Prefeitura do Rio de Janeiro, referência no assunto, explica que a densidade de cinco pessoas por metro quadrado é muito rara e "ocorre em eventos concorridos, porém somente no perímetro privilegiado adjacente ao cinturão de pessoas que cerca o acontecimento".

A densidade média mais comum em grandes concentrações, diz o manual, é de três pessoas por metro quadrado.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: