Folha de S. Paulo


Alvos da Lava Jato ocupam postos-chave no Congresso Nacional

Dos 34 parlamentares que serão investigados no STF (Supremo Tribunal Federal) por suspeita de participação no esquema de corrupção da Petrobras, 11 ocupam postos de comando no Congresso.

A lista tem ainda integrante da CPI da Petrobras e do Conselho de Ética da Câmara, colegiados responsáveis por apurar irregularidades na estatal e eventuais desvios de conduta de congressistas.

A cúpula do Senado foi atingida em cheio. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), o segundo-vice-presidente, Romero Jucá (PMDB-RR), e o terceiro-secretário, Gladson Cameli (PP-AC), estão entre os alvos dos inquéritos abertos na sexta-feira (06) no Supremo.

Na Câmara, dois ocupantes da Mesa Diretora também devem explicações à Justiça: o presidente, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o primeiro-vice, Waldir Maranhão (PP-MA).

Dois senadores elencados pelo governo para reconstruir pontes do Planalto com aliados também aparecem entre os investigados: o líder do partido, Humberto Costa (PE), e Gleisi Hoffmann (PR), vice-presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a mais importante da Casa.

Senadores que lideram o PTB, Fernando Collor (AL), e o PP, Benedito de Lira (AL), engrossam a relação de políticos que serão investigados.

Completam o grupo os deputados Arthur Lira (PP-AL), que preside a CCJ, e o líder do PP, Eduardo da Fonte (PE).

Lira já responde no Supremo por lavagem de dinheiro, além de ser alvo de outro inquérito, em que é suspeito de ter agredido sua ex-mulher.

O STF vai se debruçar ainda sobre os casos dos deputados Lazaro Botelho (PP-TO), membro do Conselho de Ética, e Sandes Junior (PP-GO), suplente na CPI da Petrobras da Câmara.

O PPS deve ingressar na próxima semana com pedido de abertura de processo de cassação contra todos os deputados suspeitos de envolvimento com o esquema. Cunha e líderes da Casa alegam que a abertura de inquérito não representa culpa e, portanto, ainda não há justificativa para representações por quebra de decoro parlamentar.


Endereço da página:

Links no texto: