Folha de S. Paulo


Receita abre processo por sonegação contra 57 empresas e pessoas

A Receita Federal abriu processo contra 57 pessoas e empresas ligadas à Operação Lava Jato por sonegação de impostos e está analisando mais 130 pessoas e 135 empresas em potencial situação irregular com o órgão.

O Fisco abriu operação especial de fiscalização com base nas informações passadas pelo Ministério Público sobre a investigação que apura desvios de dinheiro da Petrobras.

Segundo o subsecretário de Fiscalização da Receita, Iágaro Jung Martins, a chance de esses 57 contribuintes terminarem respondendo por sonegação é de 91% –a média de acerto das ações fiscais do órgão.

O foco da Receita é sonegação de impostos –mas esse tipo de crime vem muitas vezes acompanhado de outras infrações, como lavagem de dinheiro e evasão de divisas, o que compete à Polícia Federal e Ministério Público apurar, explicou Martins.

"A Receita tem acesso a toda a investigação da Lava Jato. Com base naqueles elementos, estamos verificando se há infração tributária em todos eles", disse.

FUTEBOL E HSBC

A Receita divulgou nesta quinta-feira (5) seu plano de fiscalização para 2015, com estimativa de apurar R$ 157,9 bilhões em impostos sonegados. Em 2014, a Receita autuou empresas e pessoas físicas em R$ 150,5 bilhões.

Além da Lava Jato, a Receita está apontando sua mira para outros focos potenciais de irregularidades. Entre eles, estão as transferências internacionais com jogadores de futebol.

A Receita não deu detalhes, mas afirmou que há fiscalizações em andamento com foco na venda de jogadores, um mercado que movimenta bilhões de reais por ano.

A Receita também vai apertar a fiscalização sobre variações patrimoniais a descoberto e movimentações financeiras incompatíveis –operações em que se enquadram brasileiros com contas suspeitas na subsidiária do banco HSBC na Suíça.

Segundo Martins, a Receita está em processo de cooperação com a União Europeia para buscar informações e verificar se os brasileiros listados de fato sonegaram impostos. A lista que a Receita teve acesso contém 342 nomes.


Endereço da página: