Folha de S. Paulo


Criticado, vereador dá tapa na cara de morador na Câmara de Franca (SP)

Veja vídeo

Um vereador de Franca (a 400 km de São Paulo), líder do governo na Câmara, deu um tapa na cara de um marceneiro durante sessão da Casa na manhã desta terça-feira (3).

A agressão cometida pelo parlamentar Luiz Vergara (PSB) ocorreu após ele ter sido questionado por moradores que acompanhavam o debate no Legislativo local.

Vergara (PSB) se dirigiu à plateia, onde estavam seus críticos, e agrediu o marceneiro Hélio Pinheiro Vissoto. O tapa dado pelo parlamentar –registrado em vídeo pelo Portal GCN– fez com que os óculos de Vissoto fossem arremessados a alguns metros de distância.

Após a agressão, nenhum vereador manifestou solidariedade ao marceneiro. Vergara é líder do governo do prefeito Alexandre Ferreira (PSDB), que tem maioria na Casa.

Segundo o Portal GCN, Vissoto questionava o fato de Vergara ter defendido um veto do prefeito a projeto que pretendia facilitar o acesso às informações da administração municipal.

'COMPORTAMENTO INADEQUADO'

Vergara disse à Folha não se arrepender de ter dado o tapa no rosto do marceneiro. "Não me arrependo porque ele me chamou de ladrão, e ladrão é uma palavra muito mais dolorida que um tapa."

Segundo o parlamentar, em todas as sessões Vissoto vai à Casa criticar vereadores com palavras ofensivas. "Ele me chamou de corrupto, de vendável, de coisa e de ladrão. Quando ele falou isso eu não aguentei."

O caso vai ser analisado por uma comissão de ética da Câmara. Na tarde desta quarta, Vergara deve apresentar documentos e nomes de pessoas para se defender da acusação que, em última instância, pode resultar em perda de mandato.

"Acredito que, se pudesse colocar todos os vereadores, seriam unânimes em testemunhar a meu favor. Vou anexar críticas feitas por ele [Vissoto] em redes sociais, para mostrar que apenas reagi."

O vereador disse ainda que, numa próxima sessão, se for provocado, vai ignorar o marceneiro.

O presidente da Casa, Marco Garcia (PPS), disse, por meio de nota, que "repudia toda forma de agressão física", de forma que não concorda com a reação de Vergara. "A meu ver, [o vereador] deveria ter agido de acordo com o que a lei determina para casos semelhantes."

Ainda segundo Garcia, Vissoto é conhecido na Casa pelo "comportamento inadequado e destempero comportamental com que aborda e critica os vereadores". O vereador afirmou que ele já agrediu verbalmente pelo menos seis parlamentares.

O prefeito de Franca foi procurado pela reportagem, mas sua assessoria informou que ele não comentaria o assunto. A Folha apurou que a administração estuda a saída de Vergara do posto de líder do governo.


Endereço da página:

Links no texto: