Folha de S. Paulo


Procurador-geral Janot chega a Minas com forte esquema de segurança

Um forte esquema de segurança cerca o prédio da OAB, em Uberlândia, para receber o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que está no Triângulo Mineiro para um ato de repúdio ao atentado contra um promotor daquela região na tarde desta sexta-feira (27).

O esquema foi montando porque um setor de inteligência do governo federal detectou um aumento do risco à segurança de Janot.

Segundo a PM mineira, foram escalados 80 homens –entre eles, três atiradores estão distribuídos pela avenida Rondon Pacheco, que foi bloqueada para o evento.

O ato em Uberlândia é contra o atentado sofrido pelo promotor Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, que levou três tiros na noite de sábado (21), em Monte Carmelo.

Cunha teve alta médica nesta quinta (27) e, segundo o promotor Bruno Lintz, não vai voltar a trabalhar em Monte Carmelo.

SEGURANÇA

Nesta quinta (26), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, avisou a Janot que a área de inteligência do governo detectou um aumento do risco contra ele sugeriu que sua segurança fosse ampliada.

Cardozo não detalhou essas ameaças, mas disse que há "radicais se avolumando em vários segmentos", e sugeriu que o procurador adotasse precauções adicionais.

A inteligência do governo estaria monitorando, ainda, riscos a outras autoridades, não detalhados no encontro.

Questionados sobre a possibilidade de o alerta soar como uma tentativa de intimidar Janot às vésperas da esperada lista de políticos denunciados ou que terão inquéritos abertos para apurar relação com os desvios da Petrobras investigados na Operação Lava Jato, interlocutores do procurador dizem que ele entendeu a visita como uma legítima preocupação do ministro com sua segurança.


Endereço da página:

Links no texto: